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dc.creatorCoelho, Mirian Raissa Pereira-
dc.date.accessioned2025-05-19T12:30:28Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-19T12:30:28Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationCOELHO, Mirian Raissa Pereira. A contribuição do lúdico na alfabetização das crianças: um estudo realizado com docentes no Jardim de Infância Pequeno Príncipe em Pinheiro - MA. 2022. 65f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4813pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4813-
dc.description.abstractThe act of playing has great relevance for child development, because through interactive moments like this, the child can easily develop their communication, creativity and their different physical and motor aspects. Understanding the relevance of this theme, the present work presents results of a study on the contribution of play to literacy. It aimed to analyze the playfulness in children's literacy in Early Childhood Education in the Pequeno Príncipe Kindergarten in the municipal education network of Pinheiro/MA. With a more specific purpose, we sought to understand the importance of playfulness, the interactive development between teacher/student and how teachers understand the playful practice in children's learning. In order to carry out this qualitative study, it was integrated with a scientific bibliographic survey related to the subject of study, followed by field research that had been carried out at the Pequeno Príncipe Kindergarten. For data collection, it started with an observation in two Pre-II classes and finally, with the application of a semi-structured questionnaire to four (4) teachers. The research showed that the ludic is used with the focus of improving the abilities of each student and that the participants try to articulate the ludic resources in their classes, however, the inclusion of such instruments still happens in a limited way, because the educators themselves need to to prepare and buy all the material used, with their own salary, which has repercussions on a concern regarding the quality of teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleA contribuição do lúdico na alfabetização das crianças: um estudo realizado com docentes no Jardim de Infância Pequeno Príncipe em Pinheiro - MApt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of playfulness in the literacy of children: a study conducted with teachers at the Pequeno Príncipe Kindergarten in Pinheiro - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCOELHO, M . R. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Eduardo Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0361-7009pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222592747805967pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, José Eduardo Fonseca-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0361-7009pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222592747805967pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria de Fátima Sousa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6513-6361pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885542129496283pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Edilene Reis-
dc.contributor.referee3IDPEREIRA, E. R.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600978099322566pt_BR
dc.description.resumoO ato de brincar, possui uma grande relevância para o desenvolvimento infantil, pois através de momentos interativos como esse, a criança consegue facilmente desenvolver sua comunicação, criatividade e seus diferentes aspectos físico e motor. Entendendo a relevância de tal temática, o presente trabalho apresenta resultados de estudo sobre a contribuição do lúdico na alfabetização. Teve como objetivo analisar o lúdico na alfabetização da criança na Educação Infantil no Jardim de Infância Pequeno Príncipe na rede municipal de ensino de Pinheiro/MA. Com desígnio mais específico, buscou-se compreender a importância da ludicidade, o desenvolvimento interativo entre professor/aluno e como os docentes compreendem a prática lúdica na aprendizagem das crianças. Para realização deste estudo qualitativo foi integralizado com um levantamento bibliográfico científico relacionado ao tema de estudo, seguido com pesquisa de campo que fora realizado do Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Para levantamento da coleta de dados, iniciou-se com uma observação em duas turmas do Pré-II e por fim, com a aplicação de um questionário semiestruturado para quatro (4) professoras. A pesquisa demonstrou que o lúdico é utilizado com o foco de aprimorar as habilidades de cada aluno e que as participantes tentam articular os recursos lúdicos em suas aulas, no entanto, a inclusão de tais instrumentos ainda acontecem de forma limitada, pois as próprias educadoras precisam elaborar e comprar todo o material usado, com seu próprio salário, o que repercute em uma preocupação no que concerne, a qualidade do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

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