Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4809
Título: | O lúdico como facilitador no desenvolvimento da criança com autismo: concepções e práticas na Escola Municipal José de Arimatéa Nunes em Pinheiro - MA |
Título(s) alternativo(s): | The playful as a facilitator in the development of the child with autism: conceptions and practices at the Municipal School José de Arimatéa Nunes in Pinheiro - MA |
Autor(es): | Trinta, Laura Mendes |
Orientador: | Sousa, Alessandra Ribeiro |
Membro da Banca: | Sousa, Alessandra Ribeiro |
Membro da Banca: | Silva, Maria de Fátima Sousa |
Membro da Banca: | Pereira, Edilene Reis |
Data do documento: | 2022-12-22 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho apresenta resultados de estudos sobre a importância do lúdico no processo de desenvolvimento de crianças com autismo. Sendo o lúdico uma metodologia eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento da autonomia e identidade de todo indivíduo, é relevante abordá-lo de forma ampla e adaptada às características e necessidades de cada criança. O objetivo deste trabalho foi analisar as metodologias dos professores acerca do lúdico como facilitador no desenvolvimento da criança com autismo, situando percepções e práticas no processo de aplicação desse mecanismo. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: qual a importância do lúdico no desenvolvimento da criança com autismo? Para realização deste estudo qualitativo foi realizado levantamento bibliográfico (livros e artigos científicos sobre o tema) análise de documentos (leis e outros documentos) questionários semiestruturados com professores titulares e tutores de alunos com autismo. Como referencial utilizou-se autores como: Friedmann (1996), Vygotsky (1984), Piaget (1978), Assis (2021); Kishimoto (2017), Kanner (1943), Souza, Marques e Pereira (2018); Pedrosa et al (2020); Lucchesi e Hernandez (2020) entre outros. A pesquisa constatou que as professoras possuem déficits na formação continuada em Educação Especial, o que pode causar prejuízos ao ensino aprendizagem e a inclusão do discente com autismo no contexto educacional. Quanto às atividades lúdicas foi constatado que é essencial para o desenvolvimento integral das crianças autistas, dessa forma se os educadores utilizarem as metodologias lúdicas na sala de aula possibilitarão uma melhor absorção de conhecimento e desenvolvimento de inúmeras habilidades de modo atrativo para essas crianças. |
Resumo: | This paper presents results of a study on the importance of play in the development process of children with autism. As play is an effective learning methodology and a vital part of the development of autonomy and identity for every individual, it is important to approach it broadly and adapt to the characteristics and needs of each child. Therefore, the objective of this work was to analyze the methodologies of the teachers about the ludic as a facilitator in the development of the child with autism, situating perceptions and practices in the process of application of this mechanism. In view of this, the following question arose: what is the importance of play in the development of children with autism? To carry out this qualitative study, a bibliographical survey was carried out (books and scientific articles on the subject), analysis of documents (laws and other documents) and semi-structured questionnaires with professors and tutors of students with autism. As a reference, authors such as: Friedmann (1996), Vygotsky (1984), Piaget (1978), Assis (2021); Kishimoto (2017), Kanner (1943), Souza, Marques and Pereira (2018); Pedrosa et al (2020); Lucchesi and Hernandez (2020) among others. The research found that teachers have deficits in continuing education in Special Education, which can cause damage to teaching learning and the inclusion of students with autism in the educational context. As for playful activities, it was found that it is essential for the integral development of autistic children, so if educators use playful methodologies in the classroom, they will enable a better absorption of knowledge and the development of numerous skills in an attractive way for these children. |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Desenvolvimento infantil Autismo Atividades lúdicas Educação especial Teaching learning Child development Autism Playful activities Special education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LAURA MENDES TRINTA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdf | PDF A | 530.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.