Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrinta, Laura Mendes-
dc.date.accessioned2025-05-16T19:15:05Z-
dc.date.available2025-05-16-
dc.date.available2025-05-16T19:15:05Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationTRINTA, Laura Mendes. O lúdico como facilitador no desenvolvimento da criança com autismo: concepções e práticas na Escola Municipal José de Arimatéa Nunes em Pinheiro - MA. 2022. 74f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4809pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4809-
dc.description.abstractThis paper presents results of a study on the importance of play in the development process of children with autism. As play is an effective learning methodology and a vital part of the development of autonomy and identity for every individual, it is important to approach it broadly and adapt to the characteristics and needs of each child. Therefore, the objective of this work was to analyze the methodologies of the teachers about the ludic as a facilitator in the development of the child with autism, situating perceptions and practices in the process of application of this mechanism. In view of this, the following question arose: what is the importance of play in the development of children with autism? To carry out this qualitative study, a bibliographical survey was carried out (books and scientific articles on the subject), analysis of documents (laws and other documents) and semi-structured questionnaires with professors and tutors of students with autism. As a reference, authors such as: Friedmann (1996), Vygotsky (1984), Piaget (1978), Assis (2021); Kishimoto (2017), Kanner (1943), Souza, Marques and Pereira (2018); Pedrosa et al (2020); Lucchesi and Hernandez (2020) among others. The research found that teachers have deficits in continuing education in Special Education, which can cause damage to teaching learning and the inclusion of students with autism in the educational context. As for playful activities, it was found that it is essential for the integral development of autistic children, so if educators use playful methodologies in the classroom, they will enable a better absorption of knowledge and the development of numerous skills in an attractive way for these children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPlayful activitiespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleO lúdico como facilitador no desenvolvimento da criança com autismo: concepções e práticas na Escola Municipal José de Arimatéa Nunes em Pinheiro - MApt_BR
dc.title.alternativeThe playful as a facilitator in the development of the child with autism: conceptions and practices at the Municipal School José de Arimatéa Nunes in Pinheiro - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDTRINTA, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7154910124435222pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria de Fátima Sousa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6513-6361pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885542129496283pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Edilene Reis-
dc.contributor.referee3IDPEREIRA, E. R.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600978099322566pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados de estudos sobre a importância do lúdico no processo de desenvolvimento de crianças com autismo. Sendo o lúdico uma metodologia eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento da autonomia e identidade de todo indivíduo, é relevante abordá-lo de forma ampla e adaptada às características e necessidades de cada criança. O objetivo deste trabalho foi analisar as metodologias dos professores acerca do lúdico como facilitador no desenvolvimento da criança com autismo, situando percepções e práticas no processo de aplicação desse mecanismo. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: qual a importância do lúdico no desenvolvimento da criança com autismo? Para realização deste estudo qualitativo foi realizado levantamento bibliográfico (livros e artigos científicos sobre o tema) análise de documentos (leis e outros documentos) questionários semiestruturados com professores titulares e tutores de alunos com autismo. Como referencial utilizou-se autores como: Friedmann (1996), Vygotsky (1984), Piaget (1978), Assis (2021); Kishimoto (2017), Kanner (1943), Souza, Marques e Pereira (2018); Pedrosa et al (2020); Lucchesi e Hernandez (2020) entre outros. A pesquisa constatou que as professoras possuem déficits na formação continuada em Educação Especial, o que pode causar prejuízos ao ensino aprendizagem e a inclusão do discente com autismo no contexto educacional. Quanto às atividades lúdicas foi constatado que é essencial para o desenvolvimento integral das crianças autistas, dessa forma se os educadores utilizarem as metodologias lúdicas na sala de aula possibilitarão uma melhor absorção de conhecimento e desenvolvimento de inúmeras habilidades de modo atrativo para essas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LAURA MENDES TRINTA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A530.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.