Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Elias Rangel Martins-
dc.date.accessioned2025-05-15T19:40:42Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T19:40:42Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elias Rangel Martins. A relação de interdependência entre educação e tecnologia no Brasil. 2022. 61f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2022. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4797-
dc.description.abstractThe present work has as its theme Technologies as Methodological and Educational Tools in Brazil and Their Impacts on Education. Providing a socio-economic and historical context of the two main processes, technological and educational. Its object of study is to understand how the relationship between technologies and education happens, how it emerged and led to the creation of innovations such as tools, methodologies, the inclusion it provides and what impacts it brings to education in positive or negative ways in short and long term. The method used for the construction of this research were: qualitative research, bibliographical research, with consultations in books and scientific articles, database and aggregator sites such as Scielo and search tools such as academic google, using classic theorists such as Paulo Freire (1987); Isaac Asimov (1988); Bill Gates (2016) and modern researchers like Kesnki (2014); Bottentuit (2022). Throughout this article, the process of relationship between both will be gradually observed, being extremely beneficial and more than necessary to use the tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectImpactos na Educaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas Educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologias Educacionaispt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectImpacts on Educationpt_BR
dc.subjectEducational Toolspt_BR
dc.subjectEducational Methodologiespt_BR
dc.titleA relação de interdependência entre educação e tecnologia no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship of interdependence between education and technology in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFERREIRA, E. R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Suzane Castro de Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0942-6043pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225171562761256pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Suzane Castro de Araújo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0942-6043pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225171562761256pt_BR
dc.contributor.referee2Aroucha, Gilberto Matos-
dc.contributor.referee2IDAROUCHA, G. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1293294391518014pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, José Eduardo Fonseca-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0361-7009pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222592747805967pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, possui como tema As Tecnologias Como Ferramentas Metodológicas e Educacionais no Brasil e Seus Impactos na Educação. Provendo um contexto sócio econômico e histórico dos dois principais processos o tecnológico e o educacional. Ele tem como objeto de estudo, entender como a relação entre tecnologias e educação acontece, como surgiu e levou a criação de inovações como ferramentas, metodologias, a inclusão que ela proporciona e quais impactos ela vem trazer para a educação de maneiras positivas ou não em curto e longo prazo. O método utilizado para a construção desta pesquisa foram: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, com consultas em livros e artigos científicos, banco de dados e sites agregadores como Scielo e ferramentas de busca como o google acadêmico, utilizando teóricos clássicos como Paulo Freire (1987); Isaac Asimov (1988); Bill Gates (2016) e pesquisadores modernos como Kesnki (2014); Bottentuit (2022). Ao longo deste artigo será observado gradativamente o processo de relação entre ambas, sendo extremamente benéfico e mais do que necessário a utilização das ferramentas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ELIAS RANGEL MARTINS FERREIRA - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A365.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.