Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4741
Título: Diálogos intersemióticos entre literatura e cinema: análise do conto e filme intitulados A queda da Casa de Usher
Autor(es): Santos, Maria Carolina Ribeiro dos
Orientador: Peixoto, Gercivaldo Vale
Membro da Banca: Mendes, Edjanio de Abreu
Membro da Banca: Silva, Katiane Alyne de S. R. da
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O trabalho tem como foco principal, analisar a relação entre a obra literária e o filme intitulados de A queda da casa de Usher, através do estudo da fenomenologia de Gaston Bachelard e da semiótica proposta por Roman Jakobson. Nossa intenção é comparar a obra escrita, de Edgar Allan Poe, e a obra cinematográfica, dirigida por Jean Epstein, no que tange às possíveis similaridades e diferenças, não somente de enredo, mas também de signos literários transformados em signos cinematográficos. Para tanto, também nos baseamos nas postulações de espaço de Gaston Bachelard. A pesquisa se constrói a partir do método bibliográfico e se expande com a exploração da metodologia em vista dos aspectos fenomenológicos, partindo de ideais teóricos de CAMPOS (2006) e outros autores que compactuam com as análises posteriormente discutidas.
Resumo: The work has as focus, to analyze the relation between the literary work and the film titled The fall of the house of Usher, through the study of the phenomenology of Gaston Bachelard and the semiotics proposed by Roman Jakobson. Our intention is to compare the written work of Edgar Allan Poe and the cinematographic work directed by Jean Epstein with regard to possible similarities and differences, not only of plot, but also of literary signs transformed into cinematographic signs. To do so, we also rely on Gaston Bachelard's postulates of space. The research is constructed from the bibliographic method and expands with the exploration of the methodology in view of the phenomenological aspects, starting from the theoretical ideals of CAMPOS (2006) and other authors that compose with the analyzes later discussed.
Palavras-chave: Literatura
Cinema
Diálogos
Estudo
Fenomenologia
Biografia
Edgar Alan
Literatura fantástica
O estranho
O maravilhoso
Fenomenologia
Obra poética
Cinematográfico
Relação intersemiótica
Filme
Obra
Literature
Cinema
Dialogues
Study
Phenomenology
Biography
Edgar Alan
Fantasy literature
The strange
The wonderful
Phenomenology
Poetic work
Cinematographic
Intersemiotic relationship
Film
Work
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.