Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Maria Carolina Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-04T13:50:52Z | - |
dc.date.available | 2025-05-04 | - |
dc.date.available | 2025-05-04T13:50:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Carolina Ribeiro dos. Diálogos intersemióticos entre literatura e cinema: análise do conto e filme intitulados A queda da Casa de Usher. 2019. 40f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4741 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4741 | - |
dc.description.abstract | The work has as focus, to analyze the relation between the literary work and the film titled The fall of the house of Usher, through the study of the phenomenology of Gaston Bachelard and the semiotics proposed by Roman Jakobson. Our intention is to compare the written work of Edgar Allan Poe and the cinematographic work directed by Jean Epstein with regard to possible similarities and differences, not only of plot, but also of literary signs transformed into cinematographic signs. To do so, we also rely on Gaston Bachelard's postulates of space. The research is constructed from the bibliographic method and expands with the exploration of the methodology in view of the phenomenological aspects, starting from the theoretical ideals of CAMPOS (2006) and other authors that compose with the analyzes later discussed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Diálogos | pt_BR |
dc.subject | Estudo | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Edgar Alan | pt_BR |
dc.subject | Literatura fantástica | pt_BR |
dc.subject | O estranho | pt_BR |
dc.subject | O maravilhoso | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Obra poética | pt_BR |
dc.subject | Cinematográfico | pt_BR |
dc.subject | Relação intersemiótica | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | Obra | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Dialogues | pt_BR |
dc.subject | Study | pt_BR |
dc.subject | Phenomenology | pt_BR |
dc.subject | Biography | pt_BR |
dc.subject | Edgar Alan | pt_BR |
dc.subject | Fantasy literature | pt_BR |
dc.subject | The strange | pt_BR |
dc.subject | The wonderful | pt_BR |
dc.subject | Phenomenology | pt_BR |
dc.subject | Poetic work | pt_BR |
dc.subject | Cinematographic | pt_BR |
dc.subject | Intersemiotic relationship | pt_BR |
dc.subject | Film | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.title | Diálogos intersemióticos entre literatura e cinema: análise do conto e filme intitulados A queda da Casa de Usher | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SANTOS, M. C. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Gercivaldo Vale | - |
dc.contributor.advisor1ID | PEIXOTO, G. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Edjanio de Abreu | - |
dc.contributor.referee1ID | MENDES, E. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Katiane Alyne de S. R. da | - |
dc.contributor.referee2ID | SILVA, K. A. S. R. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem como foco principal, analisar a relação entre a obra literária e o filme intitulados de A queda da casa de Usher, através do estudo da fenomenologia de Gaston Bachelard e da semiótica proposta por Roman Jakobson. Nossa intenção é comparar a obra escrita, de Edgar Allan Poe, e a obra cinematográfica, dirigida por Jean Epstein, no que tange às possíveis similaridades e diferenças, não somente de enredo, mas também de signos literários transformados em signos cinematográficos. Para tanto, também nos baseamos nas postulações de espaço de Gaston Bachelard. A pesquisa se constrói a partir do método bibliográfico e se expande com a exploração da metodologia em vista dos aspectos fenomenológicos, partindo de ideais teóricos de CAMPOS (2006) e outros autores que compactuam com as análises posteriormente discutidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literaturas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MARIA CAROLINA RIBEIRO DOS SANTOS - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2019.pdf | PDF-A | 243.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.