Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4738
Título: Ensino de Língua Portuguesa: o desenvolvimento da competência comunicativa por meio dos gêneros textuais
Autor(es): Pereira, Maria Regina Costa
Orientador: Santos, Cinthia Andréa T. dos Santos
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pesquisa de trabalho tem como objetivo demostrar a contribuição dos gêneros textuais no desenvolvimento da competência comunicativa dos educandos no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, bem como destacar suas contribuições para um ensino de língua mais produtivo e relevante. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica. A fundamentação teórica está embasada em autores como Travaglia (2009), Bagno (2002), Oliveira (2010), Silva (2009), Lima (2014) Koche (2017), dentre outros que abordam sobre a questão do ensino de Língua Portuguesa e sobre os gêneros textuais. Por conseguinte, a presente pesquisa está dividida da seguinte forma: na primeira seção, intitulada de ensino de Língua Portuguesa, expõem-se algumas considerações referentes às práticas de ensino do português como língua materna; na segunda seção, fala-se sobre alguns aspectos teóricos sobre os gêneros textuais e sobre os tipos textuais; na terceira seção, discute-se sobre alguns aspectos concernentes ao conceito de competência comunicativa, bem como das implicações desse conceito como objetivo de ensino do português; na quarta, aborda-se sobre a relação dos gêneros textuais com o desenvolvimento da competência comunicativa e suas contribuições no ensino aprendizagem da Língua Portuguesa e, por fim, as considerações finais.
Resumo: The work reseach aims to demonstrate the contribution of textual genres in the development of communicative competence of learners in the teaching process of the Portuguese Language, as well as to highlight their contributions to a more productive and relevant language teaching. It is a research of a bibliographic nature. The theoretical basis is based on authors such as Travaglia (2009), Bagno (2002), Oliveira (2010), Silva (2009), Lima (2014) Koche (2017), among others that address the issue of Portuguese Language teaching and on the textual genres. Therefore, the present research is divided as follows: in the first section, titled Portuguese Language Teaching, we present some considerations regarding the teaching practices of Portuguese as mother tongue; in the second section, we talk about the some theoretical aspects about the textual genres and about the textual types; in the third section, we discuss some aspects concerning the concept of communicative competence, as well as the implications of this concept as an objective of teaching Portuguese; on wednesday, we discuss the relation between textual genres and the development of communicative competence and their contributions in the teaching of the Portuguese language and, finally, the final considerations.
Palavras-chave: Competência Comunicativa
Ensino de Língua Portuguesa
Gêneros Textuais
Communicative Competence
Teaching of Portuguese Language
Textual Genres
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA REGINA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2019.pdfPDF-A280.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.