Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4737
Título: | Marcas de oralidade em redações do Enem 2018 |
Autor(es): | Bezerra, Paulo Vitor Costa |
Orientador: | Peixoto, Gercivaldo Vale |
Membro da Banca: | Rosa, , Manoel |
Membro da Banca: | Marques, Maxhemyliano Silva |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta monografia visa identificar as marcas de oralidades presentes em textos dissertativos-argumentativos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018, focalizando em marcas como inadequações morfossintáticas e fonético-fonológicas, subjetividade, diálogo com o leitor, repetições e gírias. Para isso, foram analisadas 30 redações do Enem 2018 que teve como tema, 8Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet9, com o objetivo de analisar se todas as redações investigadas no corpus apresentam tais marcas. A pesquisa encontra-se inserida na área da linguística e na subárea da sociolinguística, por tratar de assuntos relacionados ao processo de comunicação oral e escrito, uma vez que a comunicação oral é desenvolvida no contexto social e que a escrita em muitos casos pode ser planejada, a fim de atender as formalidades gramaticais (sendo esta normativa), nesse caso, em produções textuais do Enem. Com isso, para desenvolver a discussão do objeto de investigação, os estudos foram baseados em referenciais teóricos elaborados por autores que tratam desse escopo, a saber: Koch e Elias (2018), Terra (2018), Marcuschi (2008), Coelho et al (2015), Travaglia (2009), Cartilha do participante de Enem (2018), Manual de avaliadores oficiais de redações do Enem (2019); entre outros. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é identificar as marcas de oralidade empregadas pelos candidatos do Enem, na escrita de seus textos dissertativos-argumentativos, pois, de acordo com a gramática normativa, a presença desses marcadores são proibidos nesse tipo de produção textual. Por fim, pode-se constatar, após as análises das redações, que todos os textos lidos para essa monografia apresentam alguma marca de oralidade de acordo com as categorias determinadas, demonstrando que mesmo diante de uma proposta de produção textual mais rígida, os candidatos expõe marcas de seu cotidiano diante da escrita formal exigida pela norma. |
Resumo: | This monograph aims to identify the marks of orality present in dissertativeargumentative texts of the 2018 National High School Exam (ENEM), focusing on marks such as morphosyntactic and phonetic-phonological inadequacies, subjectivity, dialogue with the reader, repetitions and slang. For this, 30 essays of Enem 2018 were analyzed, whose theme was 'Manipulation of user behavior through data control on the Internet', in order to analyze whether all the essays investigated in the corpus have such marks. The research is inserted in the area of linguistics and the subarea of sociolinguistics, as it deals with issues related to the oral and written communication process, since oral communication is developed in the social context and writing can in many cases be planned, in order to meet the grammatical formalities (this being normative), in this case, in Enem's textual productions. Thus, to develop the discussion of the object of investigation, the studies were based on theoretical references developed by authors dealing with this scope, namely: Koch and Elias (2018), Terra (2018), Marcuschi (2008), Coelho et al. (2015), Travaglia (2009), Enem Participant Primer (2018), Enem Editorial Writers Manual (2019); among others. In this sense, the objective of this paper is to identify the oral marks employed by Enem candidates in the writing of their dissertative-argumentative texts, since, according to normative grammar, the presence of these markers is prohibited in this type of textual production. Finally, it can be seen, after the analysis of the essays, that all texts read for this monograph have some orality mark according to the determined categories, demonstrating that even in the face of a more rigid textual production proposal, the candidates expose marks of their daily life before the formal writing required by the norm. |
Palavras-chave: | Texto Oral Texto Escrito Marcas de Oralidade ENEM Gramática Gramática Normativa Gramática Descritiva Gramática Funcional Redação Exame Nacional Ensino Médio Leitura Produção textuaL Sociolinguística Inadequações morfossintáticas Fonético Subjetividade Conversa com o leitor Repetições Gírias Oral Text Written Text Oral Marks Grammar Normative Grammar Descriptive Grammar Functional Grammar Writing National Exam High School. Reading Textual Production Sociolinguistics Morphosyntactic Inadequacies Phonetic Subjectivity Conversation with the Reader Repetitions Slang |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - PAULO VITOR COSTA BEZERRA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2019.pdf | PDF-A | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.