Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Paulo Vitor Costa-
dc.date.accessioned2025-05-04T13:01:20Z-
dc.date.available2025-05-04-
dc.date.available2025-05-04T13:01:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBEZERRA, Paulo Vitor Costa. Marcas de oralidade em redações do Enem 2018. 2019. 80f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4737pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4737-
dc.description.abstractThis monograph aims to identify the marks of orality present in dissertativeargumentative texts of the 2018 National High School Exam (ENEM), focusing on marks such as morphosyntactic and phonetic-phonological inadequacies, subjectivity, dialogue with the reader, repetitions and slang. For this, 30 essays of Enem 2018 were analyzed, whose theme was 'Manipulation of user behavior through data control on the Internet', in order to analyze whether all the essays investigated in the corpus have such marks. The research is inserted in the area of linguistics and the subarea of sociolinguistics, as it deals with issues related to the oral and written communication process, since oral communication is developed in the social context and writing can in many cases be planned, in order to meet the grammatical formalities (this being normative), in this case, in Enem's textual productions. Thus, to develop the discussion of the object of investigation, the studies were based on theoretical references developed by authors dealing with this scope, namely: Koch and Elias (2018), Terra (2018), Marcuschi (2008), Coelho et al. (2015), Travaglia (2009), Enem Participant Primer (2018), Enem Editorial Writers Manual (2019); among others. In this sense, the objective of this paper is to identify the oral marks employed by Enem candidates in the writing of their dissertative-argumentative texts, since, according to normative grammar, the presence of these markers is prohibited in this type of textual production. Finally, it can be seen, after the analysis of the essays, that all texts read for this monograph have some orality mark according to the determined categories, demonstrating that even in the face of a more rigid textual production proposal, the candidates expose marks of their daily life before the formal writing required by the norm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTexto Oralpt_BR
dc.subjectTexto Escritopt_BR
dc.subjectMarcas de Oralidadept_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectGramática Normativapt_BR
dc.subjectGramática Descritivapt_BR
dc.subjectGramática Funcionalpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectExame Nacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução textuaLpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectInadequações morfossintáticaspt_BR
dc.subjectFonéticopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectConversa com o leitorpt_BR
dc.subjectRepetiçõespt_BR
dc.subjectGíriaspt_BR
dc.subjectOral Textpt_BR
dc.subjectWritten Textpt_BR
dc.subjectOral Markspt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectNormative Grammarpt_BR
dc.subjectDescriptive Grammarpt_BR
dc.subjectFunctional Grammarpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectNational Exampt_BR
dc.subjectHigh School. Readingpt_BR
dc.subjectTextual Productionpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectMorphosyntactic Inadequaciespt_BR
dc.subjectPhoneticpt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectConversation with the Readerpt_BR
dc.subjectRepetitionspt_BR
dc.subjectSlangpt_BR
dc.titleMarcas de oralidade em redações do Enem 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBEZERRA, P. V. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Gercivaldo Vale-
dc.contributor.advisor1IDPEIXOTO, G. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, , Manoel-
dc.contributor.referee1IDROSA, M.pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Maxhemyliano Silva-
dc.contributor.referee2IDMARQUES, M. S.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia visa identificar as marcas de oralidades presentes em textos dissertativos-argumentativos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018, focalizando em marcas como inadequações morfossintáticas e fonético-fonológicas, subjetividade, diálogo com o leitor, repetições e gírias. Para isso, foram analisadas 30 redações do Enem 2018 que teve como tema, 8Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet9, com o objetivo de analisar se todas as redações investigadas no corpus apresentam tais marcas. A pesquisa encontra-se inserida na área da linguística e na subárea da sociolinguística, por tratar de assuntos relacionados ao processo de comunicação oral e escrito, uma vez que a comunicação oral é desenvolvida no contexto social e que a escrita em muitos casos pode ser planejada, a fim de atender as formalidades gramaticais (sendo esta normativa), nesse caso, em produções textuais do Enem. Com isso, para desenvolver a discussão do objeto de investigação, os estudos foram baseados em referenciais teóricos elaborados por autores que tratam desse escopo, a saber: Koch e Elias (2018), Terra (2018), Marcuschi (2008), Coelho et al (2015), Travaglia (2009), Cartilha do participante de Enem (2018), Manual de avaliadores oficiais de redações do Enem (2019); entre outros. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é identificar as marcas de oralidade empregadas pelos candidatos do Enem, na escrita de seus textos dissertativos-argumentativos, pois, de acordo com a gramática normativa, a presença desses marcadores são proibidos nesse tipo de produção textual. Por fim, pode-se constatar, após as análises das redações, que todos os textos lidos para essa monografia apresentam alguma marca de oralidade de acordo com as categorias determinadas, demonstrando que mesmo diante de uma proposta de produção textual mais rígida, os candidatos expõe marcas de seu cotidiano diante da escrita formal exigida pela norma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.