Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4736
Título: A importância da interação entre escola e família no processo do ensino e da aprendizagem: um estudo de caso realizado na escola municipal de ensino fundamental Mariana Luz
Autor(es): Correa, Regina Magalhães
Orientador: Mendes, Edjanio de Abreu
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O referido trabalho tem grande relevância no contexto atual da educação em que trata de um panorama diversificado dos tempos modernos no modelo educacional, percebe-se que o processo de Ensino e aprendizagem está sofrendo as consequências da modernidade em que os pais não tem tanta disponibilidade em se relacionar com a escola de seus filhos por conta das atividades diária, sendo assim este trabalho analisa de que forma e até onde essa interação entre família e escola é relevante na aprendizagem dos educandos, a importância da interação entre família e escola relacionando suas influências no processo do ensino e da aprendizagem dos alunos na atualidade. Analisa-se que tipo de comunicação há entre a escola e a família, assim como as atividades que nela se desenvolvem, Investiga-se de que forma as famílias podem influenciar, para uma relação mais efetiva e permanente com o professor e a escola com vista a otimizar o processo de Ensino e Aprendizagem, relaciona ainda práticas de envolvimento da família e o sucesso educativo dos alunos. O problema em estudo tenta dar respostas ao que se referiu acima, em que busca se compreender a relação existente entre a escola e a família e quais as influências que esta parceria traz para o processo de ensinoaprendizagem das crianças citadas neste estudo. Realizou-se um estudo de caso na busca de se compreender essas influências, utilizou-se um questionário realizado com pais e professores para fim de fundamentar e responder aos questionamentos levantados e assim e expor os dados da pesquisa para o referido trabalho. Os professores e os pais aparecem aqui como parceiros insubstituíveis no processo educativo, unindo esforços, partilhando objetivos, reconhecendo a existência de um mesmo bem comum para os alunos onde todos, professores, pais e alunos têm a ganhar quando unidos pelo bem da educação.
Resumo: This work has great relevance in the current context of education in which it deals with a diverse panorama of modern times in the educational model, it is clear that the process of teaching and learning is su昀昀ering the consequences of modernity in which parents are not so available in relate to their children's school because of daily activities, so this paper analyzes how and how far this interaction between family and school is relevant in the learning of learners, is located in the work “Relationship Between School and Family” the importance of interaction between family and school relating their in昀氀uences in the process of teaching and learning of students today. It analyzes what kind of communication there is between the school and the family, as well as the activities that are developed in it. It investigates how families can in昀氀uence, for a more e昀昀ective and permanent relationship with the teacher and the school aiming Optimizing the Teaching and Learning process, it also relates family involvement practices and students' educational success. The problem under study attempts to provide answers to the above, which seeks to understand the relationship between school and family and what in昀氀uences this partnership brings to the teaching-learning process of the children mentioned in this study. A bibliographic research was carried out in which the work of “Relationship between school and family” was studied in depth, in order to understand these in昀氀uences, as well as a questionnaire with parents and teachers to further support the study. said work. Teachers and parents appear here as irreplaceable partners in the education process, joining e昀昀orts, sharing goals, recognizing the same common good for students where all teachers, parents and students have to gain when united for the sake of education.
Palavras-chave: Interação
Ensino
Aprendizagem
Família
Escola
Ensino Fundamental
Papel da escola
Parceria
Processo do ensino e da aprendizagem
Interaction
Teaching
Learning
Family
School
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - REGINA MAGALHÃES CORREA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2019.pdfPDF-A328.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.