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Título: Desafios e perspectivas para atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): Challenges and perspectives for the performance of Portuguese language teachers in the literacy process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD).
Autor(es): Ferreira, Ana Lúcia Azevedo
Orientador: Mendes, Edjanio de Abreu
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa engloba reflexões da importância da atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes na escola Municipal Orlando Mota na cidade de Itapecuru Mirim/MA. E buscou vivenciar na prática a alfabetização e letramento das respectivas crianças, visou também analisar se as metodologias utilizadas pelas professoras facilitam o ensino e aprendizagem desses alunos. A alfabetização e o letramento têm por objetivo proporcionar as pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Entende-se que não basta incluir, faz-se necessário que o ambiente escolar, os profissionais, docentes estejam aptos para assumir a tarefa de acolher e educar todas as pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais. Como suporte metodológico utilizou-se a abordagem bibliográfica para o desenvolvimento desta investigação seguida de um estudo feito na escola Orlando Mota. Os resultados foram embasados nas observações feitas em sala de aula, além de entrevistas e aplicação de questionário com as educadoras. Todavia percebe-se que na prática as professoras encontram várias dificuldades para alfabetizar os alunos, inclusive os com necessidades especiais tais dificuldades são atribuídas a formação, superlotação das salas e a falta de recursos materiais na escola.
Resumo: The present research encompasses reflections on the importance of Portuguese language students in the process of literacy and literacy of students with Autism Spectrum Disorder (TEA) present at the Orlando Mota Municipal School in the city of ItapecuruMirim / MA. And it sought to experience children's literacy and literacy, as it was also used as teaching methodology, facilitating teaching and students. Literacy and literacy are intended to give people the command of the English language as an instrument of reading in the media and in the struggle for fundamental rights. Understanding that it is not enough to involve, it is necessary that the school, professionals, teachers, career assistants, schedules of everyday, people, including special needs. As a methodological support, a bibliographical approach was used to develop a study session at the Orlando Mota school. The results were based on observations made in the classroom, as well as interviews and questionnaire application with educators. However, it can be seen that in practice, as teachers, there is a variety of literacy classes, including the tasks that give them training, overcrowding and lack of material resources in school.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Autismo
Educação Especial e Inclusiva
Metodologias
Recursos
Educação Inclusiva
Políticas Públicas
Metodologias Pedagógicas
Atuação do professor
Literacy
Literacy
Autism
Special and Inclusive Education
Methodologies
Resources
Inclusive Education
Public Policies
Pedagogical Methodologies
Teacher's Performance
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



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