Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Ana Lúcia Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T16:45:48Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27 | - |
dc.date.available | 2025-02-27T16:45:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ana Lúcia Azevedo. Desafios e perspectivas para atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 44f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim–MA, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4330 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4330 | - |
dc.description.abstract | The present research encompasses reflections on the importance of Portuguese language students in the process of literacy and literacy of students with Autism Spectrum Disorder (TEA) present at the Orlando Mota Municipal School in the city of ItapecuruMirim / MA. And it sought to experience children's literacy and literacy, as it was also used as teaching methodology, facilitating teaching and students. Literacy and literacy are intended to give people the command of the English language as an instrument of reading in the media and in the struggle for fundamental rights. Understanding that it is not enough to involve, it is necessary that the school, professionals, teachers, career assistants, schedules of everyday, people, including special needs. As a methodological support, a bibliographical approach was used to develop a study session at the Orlando Mota school. The results were based on observations made in the classroom, as well as interviews and questionnaire application with educators. However, it can be seen that in practice, as teachers, there is a variety of literacy classes, including the tasks that give them training, overcrowding and lack of material resources in school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial e Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Recursos | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Atuação do professor | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Special and Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Resources | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Public Policies | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teacher's Performance | pt_BR |
dc.title | Desafios e perspectivas para atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges and perspectives for the performance of Portuguese language teachers in the literacy process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | FERREIRA, A. L. A | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Edjanio de Abreu | - |
dc.contributor.advisor1ID | MENDES, E. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0771494916262194 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa engloba reflexões da importância da atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes na escola Municipal Orlando Mota na cidade de Itapecuru Mirim/MA. E buscou vivenciar na prática a alfabetização e letramento das respectivas crianças, visou também analisar se as metodologias utilizadas pelas professoras facilitam o ensino e aprendizagem desses alunos. A alfabetização e o letramento têm por objetivo proporcionar as pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Entende-se que não basta incluir, faz-se necessário que o ambiente escolar, os profissionais, docentes estejam aptos para assumir a tarefa de acolher e educar todas as pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais. Como suporte metodológico utilizou-se a abordagem bibliográfica para o desenvolvimento desta investigação seguida de um estudo feito na escola Orlando Mota. Os resultados foram embasados nas observações feitas em sala de aula, além de entrevistas e aplicação de questionário com as educadoras. Todavia percebe-se que na prática as professoras encontram várias dificuldades para alfabetizar os alunos, inclusive os com necessidades especiais tais dificuldades são atribuídas a formação, superlotação das salas e a falta de recursos materiais na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANA LÚCIA AZEVEDO FERREIRA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2019.pdf | PDF-A | 493.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.