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dc.creatorFerreira, Ana Lúcia Azevedo-
dc.date.accessioned2025-02-27T16:45:48Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.available2025-02-27T16:45:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Lúcia Azevedo. Desafios e perspectivas para atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 44f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim–MA, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4330pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4330-
dc.description.abstractThe present research encompasses reflections on the importance of Portuguese language students in the process of literacy and literacy of students with Autism Spectrum Disorder (TEA) present at the Orlando Mota Municipal School in the city of ItapecuruMirim / MA. And it sought to experience children's literacy and literacy, as it was also used as teaching methodology, facilitating teaching and students. Literacy and literacy are intended to give people the command of the English language as an instrument of reading in the media and in the struggle for fundamental rights. Understanding that it is not enough to involve, it is necessary that the school, professionals, teachers, career assistants, schedules of everyday, people, including special needs. As a methodological support, a bibliographical approach was used to develop a study session at the Orlando Mota school. The results were based on observations made in the classroom, as well as interviews and questionnaire application with educators. However, it can be seen that in practice, as teachers, there is a variety of literacy classes, including the tasks that give them training, overcrowding and lack of material resources in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Especial e Inclusivapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectMetodologias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectAtuação do professorpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSpecial and Inclusive Educationpt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectResourcespt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectPedagogical Methodologiespt_BR
dc.subjectTeacher's Performancept_BR
dc.titleDesafios e perspectivas para atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeChallenges and perspectives for the performance of Portuguese language teachers in the literacy process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD).pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFERREIRA, A. L. Apt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Edjanio de Abreu-
dc.contributor.advisor1IDMENDES, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771494916262194pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa engloba reflexões da importância da atuação dos professores de língua portuguesa no processo de alfabetização e letramento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes na escola Municipal Orlando Mota na cidade de Itapecuru Mirim/MA. E buscou vivenciar na prática a alfabetização e letramento das respectivas crianças, visou também analisar se as metodologias utilizadas pelas professoras facilitam o ensino e aprendizagem desses alunos. A alfabetização e o letramento têm por objetivo proporcionar as pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Entende-se que não basta incluir, faz-se necessário que o ambiente escolar, os profissionais, docentes estejam aptos para assumir a tarefa de acolher e educar todas as pessoas, inclusive aquelas com necessidades especiais. Como suporte metodológico utilizou-se a abordagem bibliográfica para o desenvolvimento desta investigação seguida de um estudo feito na escola Orlando Mota. Os resultados foram embasados nas observações feitas em sala de aula, além de entrevistas e aplicação de questionário com as educadoras. Todavia percebe-se que na prática as professoras encontram várias dificuldades para alfabetizar os alunos, inclusive os com necessidades especiais tais dificuldades são atribuídas a formação, superlotação das salas e a falta de recursos materiais na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



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