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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4322
Título: | A inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na área de Literatura Brasileira no 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Professor João da Silva Rodrigues, em Itapecuru Mirim-MA |
Título(s) alternativo(s): | The inclusion of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the area of Brazilian Literature in the 6th year of Elementary School at the Professor João da Silva Rodrigues Integrated Unit, in Itapecuru Mirim-MA |
Autor(es): | Conceição, Maria Alice Franco |
Orientador: | Pereira, Edilene Reis |
Membro da Banca: | Cardoso, Maurílio Barros |
Membro da Banca: | Sousa, Claudemir |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta monografia foi elaborada com o objetivo de analisar a inserção da História dos povos indígenas e afro-brasileiros no currículo escolar. O presente estudo deu-se a partir dos métodos bibliográficos e de campo, nos quais realizaram-se na Unidade Integrada Professor João da Silva Rodrigues, em Itapecuru-Mirim-MA, assim, fazer um paralelo entre as informações obtidas pelos resultados dos questionários direcionados tanto para os professores quanto para os discentes, com o intuito de saber o que leva os alunos desconhecerem obras literárias que tratam da temática indianista e afro-brasileiras, capazes de descreverem as suas características culturais e religiosas. Para esta pesquisa foi necessária a utilização de algumas leis que regulamentam a obrigatoriedade de tais estudos: Constituição Federal (1988), a Lei de nº 10.639/2003 juntamente à Lei de nº 11.645/2008, bem como a LDB nº 9.394/96, e alguns autores que tratam desta temática como: Reis (2007), Souza (2012), Mattos (2012), entre outros. |
Resumo: | This monograph was developed with the purpose of analyzing the insertion of the History of indigenous and Afro-Brazilian peoples in the school curriculum. The present study was based on the bibliographic and field methods, in which they were carried out in the Unity Integrated Professor João da Silva Rodrigues, in Itapecuru-Mirim-MA, thus, to make a parallel between the information obtained by the results of the directed questionnaires both for teachers and for students, in order to know what leads the students to ignore literary works that deal with the Indianist and Afro-Brazilian themes, capable of describing their cultural and religious characteristics. For this research, it was necessary to use some laws that regulate the obligatoriness of such studies: Federal Constitution (1988), Law 10,639 / 2003 together with Law 11,645 / 2008, as well as LDB nº 9.394 / 96, and some authors that deal with this theme as: Reis (2007), Souza (2012), Mattos (2012), among others. |
Palavras-chave: | História Cultura Povos indígenas Afro-brasileiros Literatura brasileira Educação History Culture Indigenous peoples Afro-Brazilians Brazilian literature Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - MARIA ALICE FRANCO CONCEIÇÃO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2018.pdf | PDF-A | 629.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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