Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Maria Alice Franco-
dc.date.accessioned2025-02-26T17:22:40Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-02-26T17:22:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Maria Alice Franco. A inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na área de Literatura Brasileira no 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Professor João da Silva Rodrigues, em Itapecuru Mirim-MA. 2018. 55f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4322pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4322-
dc.description.abstractThis monograph was developed with the purpose of analyzing the insertion of the History of indigenous and Afro-Brazilian peoples in the school curriculum. The present study was based on the bibliographic and field methods, in which they were carried out in the Unity Integrated Professor João da Silva Rodrigues, in Itapecuru-Mirim-MA, thus, to make a parallel between the information obtained by the results of the directed questionnaires both for teachers and for students, in order to know what leads the students to ignore literary works that deal with the Indianist and Afro-Brazilian themes, capable of describing their cultural and religious characteristics. For this research, it was necessary to use some laws that regulate the obligatoriness of such studies: Federal Constitution (1988), Law 10,639 / 2003 together with Law 11,645 / 2008, as well as LDB nº 9.394 / 96, and some authors that deal with this theme as: Reis (2007), Souza (2012), Mattos (2012), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectAfro-brasileirospt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectIndigenous peoplespt_BR
dc.subjectAfro-Brazilianspt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na área de Literatura Brasileira no 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Professor João da Silva Rodrigues, em Itapecuru Mirim-MApt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the area of ​​Brazilian Literature in the 6th year of Elementary School at the Professor João da Silva Rodrigues Integrated Unit, in Itapecuru Mirim-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCONCEIÇÃO, M. A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Edilene Reis-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, E. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600978099322566pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Maurílio Barros-
dc.contributor.referee1IDCardoso, M. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Claudemir-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, C.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia foi elaborada com o objetivo de analisar a inserção da História dos povos indígenas e afro-brasileiros no currículo escolar. O presente estudo deu-se a partir dos métodos bibliográficos e de campo, nos quais realizaram-se na Unidade Integrada Professor João da Silva Rodrigues, em Itapecuru-Mirim-MA, assim, fazer um paralelo entre as informações obtidas pelos resultados dos questionários direcionados tanto para os professores quanto para os discentes, com o intuito de saber o que leva os alunos desconhecerem obras literárias que tratam da temática indianista e afro-brasileiras, capazes de descreverem as suas características culturais e religiosas. Para esta pesquisa foi necessária a utilização de algumas leis que regulamentam a obrigatoriedade de tais estudos: Constituição Federal (1988), a Lei de nº 10.639/2003 juntamente à Lei de nº 11.645/2008, bem como a LDB nº 9.394/96, e alguns autores que tratam desta temática como: Reis (2007), Souza (2012), Mattos (2012), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.