Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321
Título: Gota de Orvalho, de Benedita Azevedo: uma análise discursiva foucaultiana dos temas presentes na obra
Título(s) alternativo(s): Gota de Orvalho, by Benedita Azevedo: a Foucaultian discursive analysis of the themes present in the work
Autor(es): Santos, Marco Aurélio Goulart dos
Orientador: Sousa, Claudemir
Membro da Banca: Peixoto, Gercivaldo Vale
Membro da Banca: Cardoso, Maurílio Barros
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho analisa os poemas (haicais) da obra <Gota de Orvalho=, de Benedita Azevedo. O nosso principal objetivo é discutir como o sujeito autor ressignifica uma forma poética de origem japonesa ao tratar de temas próprios à sua identidade cultural (HALL, 2005). Para tanto, situamos nossa discussão no campo da Análise do Discurso, precisamente, a Análise do Discurso de Michel Foucault. Empreendemos uma leitura da sua obra <A Arqueologia do Saber= (2008), da qual destacamos as noções de formação discursiva, formação dos conceitos, enunciado e sujeito. Além disso, recorremos aos autores do campo dos estudos culturais, quais sejam: Bauman (2013) e Hall (2005), para tratar do tema da identidade cultural no mundo globalizado, e a Franchetti (1990), para teorizar acerca da literatura japonesa. O procedimento metodológico aqui empregado consiste na análise de 22 haicais, divididos em 4 grupos, a partir das regularidades temáticas (FOUCAULT, 2008) verificadas, a saber: clima, vivência, época, flora, fauna e região. Concluímos que a cultura nipônica está ganhando espaço no cenário literário brasileiro por meio de descontinuidades e que o haicai é constituído como uma modalidade enunciativa, logo que é materializado através de signos da natureza e que esta forma poética já faz parte da cultura de muitos brasileiros.
Resumo: This work analyzes the poems (haiku) from the book "Gota de Orvalho", by Benedita Azevedo. Our main objective is to discuss how the author re-signifies a poetic form of Japanese origin when dealing with themes specific of her cultural identity (HALL, 2005). For this, we place our discussion in the field of Discourse Analysis, precisely, Michel Foucault's Discourse Analysis. We undertake a reading of his work "The Archeology of Knowledge" (2008), from which we highlight the conceptions of discursive formation, formation of concepts, statement and subject. In addition, authors of the field of cultural studies, such as Bauman (2013) and Hall (2005), are presented to discuss the theme of cultural identity in the globalized world, and Franchetti (1990), to theorize about Japanese literature. The methodological procedure used here consists of the analysis of 22 haiku, divided into 4 groups, based on the thematic regularities (FOUCAULT, 2008) verified, namely: climate, experience, season, flora, fauna and region. We conclude that Japanese culture is gaining space in the Brazilian literary scene through discontinuities and that haiku is constituted as an enunciative modality as soon as it is materialized through signs of nature and that this poetic form is already part of the culture of many Brazilians.
Palavras-chave: Análise do Discurso
Haicai
Formação discursiva
Enunciado
Sujeito
Michel Foucault
Pensamento Ocidental
Pensamento Oriental
Gota de Orvalho
Discourse Analysis
Haiku
Discursive formation
Statement
Subject
Michel Foucault
Western Thought
Eastern Thought
Dewdrop
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.