Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marco Aurélio Goulart dos-
dc.date.accessioned2025-02-26T17:12:06Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-02-26T17:12:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Marco Aurélio Goulart dos. Gota de Orvalho, de Benedita Azevedo: uma análise discursiva foucaultiana dos temas presentes na obra. 2018. 62f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321-
dc.description.abstractThis work analyzes the poems (haiku) from the book "Gota de Orvalho", by Benedita Azevedo. Our main objective is to discuss how the author re-signifies a poetic form of Japanese origin when dealing with themes specific of her cultural identity (HALL, 2005). For this, we place our discussion in the field of Discourse Analysis, precisely, Michel Foucault's Discourse Analysis. We undertake a reading of his work "The Archeology of Knowledge" (2008), from which we highlight the conceptions of discursive formation, formation of concepts, statement and subject. In addition, authors of the field of cultural studies, such as Bauman (2013) and Hall (2005), are presented to discuss the theme of cultural identity in the globalized world, and Franchetti (1990), to theorize about Japanese literature. The methodological procedure used here consists of the analysis of 22 haiku, divided into 4 groups, based on the thematic regularities (FOUCAULT, 2008) verified, namely: climate, experience, season, flora, fauna and region. We conclude that Japanese culture is gaining space in the Brazilian literary scene through discontinuities and that haiku is constituted as an enunciative modality as soon as it is materialized through signs of nature and that this poetic form is already part of the culture of many Brazilians.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectHaicaipt_BR
dc.subjectFormação discursivapt_BR
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectPensamento Ocidentalpt_BR
dc.subjectPensamento Orientalpt_BR
dc.subjectGota de Orvalhopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectHaikupt_BR
dc.subjectDiscursive formationpt_BR
dc.subjectStatementpt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectWestern Thoughtpt_BR
dc.subjectEastern Thoughtpt_BR
dc.subjectDewdroppt_BR
dc.titleGota de Orvalho, de Benedita Azevedo: uma análise discursiva foucaultiana dos temas presentes na obrapt_BR
dc.title.alternativeGota de Orvalho, by Benedita Azevedo: a Foucaultian discursive analysis of the themes present in the workpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, M. A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987692060691682pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Claudemir-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, C.pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Gercivaldo Vale-
dc.contributor.referee1IDPEIXOTO, G. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135582724531144pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Maurílio Barros-
dc.contributor.referee2IDCARDOSO, M. B.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os poemas (haicais) da obra <Gota de Orvalho=, de Benedita Azevedo. O nosso principal objetivo é discutir como o sujeito autor ressignifica uma forma poética de origem japonesa ao tratar de temas próprios à sua identidade cultural (HALL, 2005). Para tanto, situamos nossa discussão no campo da Análise do Discurso, precisamente, a Análise do Discurso de Michel Foucault. Empreendemos uma leitura da sua obra <A Arqueologia do Saber= (2008), da qual destacamos as noções de formação discursiva, formação dos conceitos, enunciado e sujeito. Além disso, recorremos aos autores do campo dos estudos culturais, quais sejam: Bauman (2013) e Hall (2005), para tratar do tema da identidade cultural no mundo globalizado, e a Franchetti (1990), para teorizar acerca da literatura japonesa. O procedimento metodológico aqui empregado consiste na análise de 22 haicais, divididos em 4 grupos, a partir das regularidades temáticas (FOUCAULT, 2008) verificadas, a saber: clima, vivência, época, flora, fauna e região. Concluímos que a cultura nipônica está ganhando espaço no cenário literário brasileiro por meio de descontinuidades e que o haicai é constituído como uma modalidade enunciativa, logo que é materializado através de signos da natureza e que esta forma poética já faz parte da cultura de muitos brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.