Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Marco Aurélio Goulart dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T17:12:06Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26 | - |
dc.date.available | 2025-02-26T17:12:06Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marco Aurélio Goulart dos. Gota de Orvalho, de Benedita Azevedo: uma análise discursiva foucaultiana dos temas presentes na obra. 2018. 62f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4321 | - |
dc.description.abstract | This work analyzes the poems (haiku) from the book "Gota de Orvalho", by Benedita Azevedo. Our main objective is to discuss how the author re-signifies a poetic form of Japanese origin when dealing with themes specific of her cultural identity (HALL, 2005). For this, we place our discussion in the field of Discourse Analysis, precisely, Michel Foucault's Discourse Analysis. We undertake a reading of his work "The Archeology of Knowledge" (2008), from which we highlight the conceptions of discursive formation, formation of concepts, statement and subject. In addition, authors of the field of cultural studies, such as Bauman (2013) and Hall (2005), are presented to discuss the theme of cultural identity in the globalized world, and Franchetti (1990), to theorize about Japanese literature. The methodological procedure used here consists of the analysis of 22 haiku, divided into 4 groups, based on the thematic regularities (FOUCAULT, 2008) verified, namely: climate, experience, season, flora, fauna and region. We conclude that Japanese culture is gaining space in the Brazilian literary scene through discontinuities and that haiku is constituted as an enunciative modality as soon as it is materialized through signs of nature and that this poetic form is already part of the culture of many Brazilians. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Haicai | pt_BR |
dc.subject | Formação discursiva | pt_BR |
dc.subject | Enunciado | pt_BR |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Ocidental | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Oriental | pt_BR |
dc.subject | Gota de Orvalho | pt_BR |
dc.subject | Discourse Analysis | pt_BR |
dc.subject | Haiku | pt_BR |
dc.subject | Discursive formation | pt_BR |
dc.subject | Statement | pt_BR |
dc.subject | Subject | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Western Thought | pt_BR |
dc.subject | Eastern Thought | pt_BR |
dc.subject | Dewdrop | pt_BR |
dc.title | Gota de Orvalho, de Benedita Azevedo: uma análise discursiva foucaultiana dos temas presentes na obra | pt_BR |
dc.title.alternative | Gota de Orvalho, by Benedita Azevedo: a Foucaultian discursive analysis of the themes present in the work | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SANTOS, M. A. G. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9987692060691682 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Claudemir | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, C. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Peixoto, Gercivaldo Vale | - |
dc.contributor.referee1ID | PEIXOTO, G. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7135582724531144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Maurílio Barros | - |
dc.contributor.referee2ID | CARDOSO, M. B. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa os poemas (haicais) da obra <Gota de Orvalho=, de Benedita Azevedo. O nosso principal objetivo é discutir como o sujeito autor ressignifica uma forma poética de origem japonesa ao tratar de temas próprios à sua identidade cultural (HALL, 2005). Para tanto, situamos nossa discussão no campo da Análise do Discurso, precisamente, a Análise do Discurso de Michel Foucault. Empreendemos uma leitura da sua obra <A Arqueologia do Saber= (2008), da qual destacamos as noções de formação discursiva, formação dos conceitos, enunciado e sujeito. Além disso, recorremos aos autores do campo dos estudos culturais, quais sejam: Bauman (2013) e Hall (2005), para tratar do tema da identidade cultural no mundo globalizado, e a Franchetti (1990), para teorizar acerca da literatura japonesa. O procedimento metodológico aqui empregado consiste na análise de 22 haicais, divididos em 4 grupos, a partir das regularidades temáticas (FOUCAULT, 2008) verificadas, a saber: clima, vivência, época, flora, fauna e região. Concluímos que a cultura nipônica está ganhando espaço no cenário literário brasileiro por meio de descontinuidades e que o haicai é constituído como uma modalidade enunciativa, logo que é materializado através de signos da natureza e que esta forma poética já faz parte da cultura de muitos brasileiros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itapecuru – Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MARCO AURÉLIO GOULART DOS SANTOS - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2018.pdf | PDF-A | 342.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.