Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4319
Título: A importância da linguística no ensino da língua portuguesa como ferramenta de combate ao preconceito linguístico
Título(s) alternativo(s): The importance of linguistics in teaching Portuguese as a tool to combat linguistic prejudice
Autor(es): Carvalho, Reinaldo Mendes
Orientador: Sousa, Katiane Alyne de
Membro da Banca: Peixoto, Gercivaldo Vale
Membro da Banca: Mendes, Edjanio de Abreu
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da linguística no ensino de Língua Portuguesa como ferramenta de combate ao preconceito linguístico na Unidade Escolar Professor Manfredo Viana, no 9º ano do ensino fundamental situada em Itapecuru-Mirim, MA. Para tanto, foram utilizados como métodos a pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, de cunho quantitativo e qualitativo, sendo realizada por meio de observação, entrevista e aplicação de questionários. Tal objetivo surgiu ao notar-se na matéria de Língua Portuguesa um enfoque ao ensino tradicionalista por influência da concepção da linguagem como expressão do pensamento, fator que centraliza a gramática normativa, tratando-a como se fosse a única forma correta, desprezando, assim, as demais variedades linguísticas, o que vai acarretar no preconceito linguístico com relação às demais variedades, que são classificadas como erradas perante a normapadrão. Entretanto, como é possível lecionar os conteúdos de Língua Portuguesa sem desprezar as demais variedades linguísticas? O modelo atual de educação promove o preconceito linguístico? Há preconceito linguístico em sala de aula? Como professores e alunos lidam com essas temáticas em relação ao idioma? A partir dessas inquietações surgiu a necessidade de uma melhor compreensão desses questionamentos e, para tal, a inserção no ambiente da sala de aula tornouse imprescindível, uma vez que o contato direto com o espaço de ensinoaprendizagem permite uma melhor observação de como os docentes e discentes convivem com modelo de educação tradicionalista diante das novas perspectivas, contribuições e reflexões da Linguística para o ensino de Língua Portuguesa. O resultado da pesquisa foi promissor, pois trouxe bastante contribuição com relação ao objetivo principal do trabalho, comprovando que realmente há uma interferência do preconceito linguístico no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Resumo: The present work had the objective of verifying the importance of linguistics in teaching Portuguese as a tool to combat linguistic prejudice in the School Unit Professor Manfredo Viana, in the 9th year of elementary education located in Itapecuru-Mirim, MA. To do so, the bibliographic research was used as methods together with a field research, quantitative and qualitative, being carried out through observation, interview and application of questionnaires. This objective arose when it was noted in the Portuguese language a focus on traditionalist teaching, a factor that centralizes normative grammar, treating it as if it were the only correct form, thus neglecting the other linguistic varieties, which will entail in the prejudice to the other varieties, which are classified as erroneous before the standard. However, how is it possible to teach the contents of Portuguese without neglecting the other linguistic varieties? Does the current model of education promote linguistic prejudice? Is there linguistic prejudice in the classroom? How do teachers and students deal with these issues in relation to language? Based on these concerns, the need for a better understanding of these questions arose and, to that end, the insertion in the classroom environment became essential, since direct contact with the teachinglearning space allows a better observation of how the teachers and students coexist with a traditionalist model of education in view of the new perspectives, contributions and reflections of Linguistics for the teaching of Portuguese Language. The result of the research was promising because it brought a lot of contribution in relation to the main objective of the work, proving that there is really an interference of the linguistic prejudice in the development and learning of the students.
Palavras-chave: Variedade Linguística
Preconceito Linguístico
Ensino de Língua Maternal
Língua Portuguesa
Documentos Oficiais
Linguistic Variety
Linguistic Prejudice
Teaching of Mother Tongue
Portuguese Language
Official Documents
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - EDMAR-REINALDO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2018.pdfPDF-A524.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.