Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Jaqueline Evelyn Sousa-
dc.date.accessioned2025-02-10T19:31:56Z-
dc.date.available2025-02-10-
dc.date.available2025-02-10T19:31:56Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationPIRES, Jaqueline Evelyn Sousa. Indisciplina na sala de aula: a importância do olhar pedagógico do professor. 2024. 38f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4275pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4275-
dc.description.abstractThis work addresses the complexity of school indiscipline, a challenging phenomenon that impacts not only the teaching-learning process, but the entire school dynamics. Given the increased incidence of these behaviors, research seeks to understand the causes, manifestations and effective prevention and intervention strategies. The approach adopted highlights the importance of a comprehensive perspective, integrating psychological, educational and social factors. Investigating how indiscipline is shaped by these elements in contemporary times, highlighting the complexity of the phenomenon, the research seeks to answer how the pedagogical perspective and affective connections in education can be effective strategies for managing undisciplined behaviors. This work intends to provide an indepth and wellfounded analysis of the phenomenon, contributing to the improvement of pedagogical practices and more positive and inclusive school environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectPerspectivas psicológicaspt_BR
dc.subjectPsychological perspectivespt_BR
dc.subjectPerspectivas educacionaispt_BR
dc.subjectEducational perspectivespt_BR
dc.subjectPerspectivas sociológicaspt_BR
dc.subjectSociological perspectivespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectPrevenção - indisciplinapt_BR
dc.subjectPrevention - indisciplinept_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.titleIndisciplina na sala de aula: a importância do olhar pedagógico do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7118-1097pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533605033430241pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Marina Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023956122020692pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Maria do Socorro Batista Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3008430185745664pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a complexidade da indisciplina escolar, um fenômeno desafiador que impacta não apenas o processo de ensino e aprendizagem, mas toda a dinâmica escolar. Diante do aumento da incidência desses comportamentos, a pesquisa busca compreender as causas, manifestações e estratégias eficazes de prevenção e intervenção. A abordagem adotada destaca a importância de uma perspectiva abrangente, integrando fatores psicológicos, educacionais e sociais. Investiga como a indisciplina é moldada por esses elementos na contemporaneidade, destacando a complexidade do fenômeno, essa proposta visa responder como o olhar pedagógico e as conexões afetivas na educação podem ser estratégias eficazes para manejar comportamentos indisciplinados. Esse trabalho tem a intenção de proporcionar uma análise aprofundada e fundamentada do fenômeno, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para ambientes escolares mais positivos e inclusivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE EVELYN SOUSA PIRES.pdf279.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.