Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4275
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pires, Jaqueline Evelyn Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T19:31:56Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10 | - |
dc.date.available | 2025-02-10T19:31:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Jaqueline Evelyn Sousa. Indisciplina na sala de aula: a importância do olhar pedagógico do professor. 2024. 38f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4275 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4275 | - |
dc.description.abstract | This work addresses the complexity of school indiscipline, a challenging phenomenon that impacts not only the teaching-learning process, but the entire school dynamics. Given the increased incidence of these behaviors, research seeks to understand the causes, manifestations and effective prevention and intervention strategies. The approach adopted highlights the importance of a comprehensive perspective, integrating psychological, educational and social factors. Investigating how indiscipline is shaped by these elements in contemporary times, highlighting the complexity of the phenomenon, the research seeks to answer how the pedagogical perspective and affective connections in education can be effective strategies for managing undisciplined behaviors. This work intends to provide an indepth and wellfounded analysis of the phenomenon, contributing to the improvement of pedagogical practices and more positive and inclusive school environments. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas psicológicas | pt_BR |
dc.subject | Psychological perspectives | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educational perspectives | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas sociológicas | pt_BR |
dc.subject | Sociological perspectives | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Prevenção - indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Prevention - indiscipline | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | School environment | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na sala de aula: a importância do olhar pedagógico do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo José Lima de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7118-1097 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6533605033430241 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Marina Marcos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5023956122020692 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Maria do Socorro Batista Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3008430185745664 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a complexidade da indisciplina escolar, um fenômeno desafiador que impacta não apenas o processo de ensino e aprendizagem, mas toda a dinâmica escolar. Diante do aumento da incidência desses comportamentos, a pesquisa busca compreender as causas, manifestações e estratégias eficazes de prevenção e intervenção. A abordagem adotada destaca a importância de uma perspectiva abrangente, integrando fatores psicológicos, educacionais e sociais. Investiga como a indisciplina é moldada por esses elementos na contemporaneidade, destacando a complexidade do fenômeno, essa proposta visa responder como o olhar pedagógico e as conexões afetivas na educação podem ser estratégias eficazes para manejar comportamentos indisciplinados. Esse trabalho tem a intenção de proporcionar uma análise aprofundada e fundamentada do fenômeno, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para ambientes escolares mais positivos e inclusivos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Timon | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAQUELINE EVELYN SOUSA PIRES.pdf | 279.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.