Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4262
Título: | O papel do lúdico como estímulo no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Freire, Rosa Fernanda Costa Machado |
Orientador: | Deus, Adélia Meireles de |
Membro da Banca: | Maciel, Maria do Socorro Batista Silva |
Membro da Banca: | Correia, Rosanne Pereira de Sousa |
Data do documento: | 2024-03-21 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Considerando a complexidade da aprendizagem da leitura, escrita e habilidades de letramento, objetivou-se investigar de que maneira a ludicidade pode contribuir com esses processos, especialmente com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental. Para embasar teoricamente este estudo, recorremos a autores como Soares (2005, 2009, 2014, 2016, 2020), Ferreiro (2011), Kleiman (2005), Rau (2013), entre outros. O contexto empírico foi uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Timon-Ma. Os dados foram obtidos por meio de observações da sala de aula, entrevista semiestruturada realizada com uma professora do 1o ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Timon-Ma e práticas lúdicas realizadas pela pesquisadora. Entre os resultados, por meio das observações e entrevistas, apontamos a necessidade de os professores compreenderem as contribuições do lúdico para esta etapa crucial na vida da criança, de modo que seu uso em sala de aula seja frequente, visando agregar conhecimento por meio de atividades diferenciadas e divertidas. Os resultados das práticas lúdicas desenvolvidas pela pesquisadora comprovaram que o lúdico, como recurso pedagógico, é um estímulo para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento, por meio dos diferentes tipos de linguagem que ele contempla, não se limitando ao livro didático. Conclui-se, portanto, que a integração do lúdico ao ensino da leitura, escrita e habilidades de letramento proporciona diversos benefícios aos alunos, diante dos desafios que enfrentam durante este ciclo. Isso possibilita que o professor alfabetizador utilize propostas enriquecedoras que estimulem os alunos, resultando em maior atenção, criatividade, participação, autonomia, entre outros aspectos. |
Resumo: | Considering the complexity of learning reading, writing and literacy skills, the objective was to investigate how playfulness can contribute to these processes, especially with children in the 1st year of Elementary School. To theoretically support this study, we turned to authors such as Soares (2005, 2009, 2014, 2016, 2020), Ferreiro (2011), Kleiman (2005), Rau (2013), among others. The empirical context was an elementary school in the Municipal Education Network of Timon-Ma. The data were obtained through classroom observations, a semi- structured interview carried out with a 1st year elementary school teacher from the Municipal Education Network of Timon-Ma and playful practices carried out by the researcher. Among the results, through observations and interviews, we point out the need for teachers to understand the contributions of play to this crucial stage in a child's life, so that its use in the classroom is frequent, aiming to add knowledge through activities different and fun. The results of the playful practices developed by the researcher proved that play, as a pedagogical resource, is a stimulus for the development of literacy and literacy, through the different types of language it contemplates, not limited to the textbook. It is concluded, therefore, that the integration of play into the teaching of reading, writing and literacy skills provides several benefits to students, given the challenges they face during this cycle. This allows the literacy teacher to use enriching proposals that stimulate students, resulting in greater attention, creativity, participation, autonomy, among other aspects. |
Palavras-chave: | Alfabetização Literacy Letramento Literacy Educação Infantil Early Childhood Education Prática docente Teaching practice Ensino fundamental Elementary Education Rede Municipal de Ensino Municipal Education Network Timon-MA Timon-MA Ludicidade Playfulness Lúdico Playful |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSA FERNANDA COSTA MACHADO FREIRE.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.