Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3839
Título: | As contribuições da contação de história para o desenvolvimento das crianças da educação infantil |
Autor(es): | Sousa, Alice dos Reis |
Orientador: | Silva, Haêde Gomes |
Membro da Banca: | Deus, Adélia Meireles de |
Membro da Banca: | Dias, Magda Núcia Albuquerque |
Data do documento: | 2023-07-12 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A literatura infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outro modos de expressão (movimento, a imagem, imaginário) que formam as bagagens de conhecimentos das crianças. Este trabalho traz como tema “As contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento das crianças da educação infantil”. Tem como questão problema: De que forma a contação de histórias na educação infantil contribui para o desenvolvimento integral da criança? O objetivo geral deste estudo se configura em Analisar como a contação de histórias contribui para o desenvolvimento das crianças. Entre os objetivos específicos explicitamos: Investigar o ato de contar histórias como estratégia educacional; Identificar as contribuições da contação de histórias para a educação infantil; Verificar como a contação de histórias contribui para o processo de ensino-aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa de campo e bibliográfica. Apoiamos o referencial teórico em estudos e obras de Abramovich (1997); Sisto (2001); Busatto (2003) dentre outros. Após as análises de dados, foi constatado que a contação de histórias quando utilizada como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança no contexto escolar da educação infantil, concluímos que a contação de histórias dentro do âmbito escolar, se torna um instrumento e aliado no processo de ensino-aprendizagem na prática pedagógica do professor. |
Resumo: | Children's literature is an interdisciplinary practice that is related to other modes of expression (movement, image, imaginary) that form children's baggage of knowledge. The subject of this work is "The contributions of storytelling in early childhood education". The objective of this study is to analyze how storytelling contributes to the formation of children's and to its integral development. Among the specific objectives we explain: Investigate the act of storytelling as an educational strategy; Identify the contributions of storytelling to early childhood education; Check how storytelling in early childhood education contributes to the teachinglearning process. To carry out this research with a qualitative approach, we carried out field and bibliographical research. We support the theoretical framework in studies and works by Abramovich(1997); Sisto(2001); Busatto(2003) among others. After analyzing the data, it was found that storytelling, when used as a pedagogical strategy in the teachinglearning process, significantly contributes to the integral development of the child in the school context of early childhood education, we conclude that storytelling within the School environment becomes an instrument and Ally in the teaching. Learning process in the teachers pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Contação de histórias Storytelling Educação infantil Early childhood education Ensino Teaching Aprendizagem Learning Literatura infantil Children's literature Desenvolvimento - criança Development - child Estratégia pedagógica Pedagogical strategy Contexto escolar School context Prática pedagógica Pedagogical practice |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALICE DOS REIS DE SOUSA.pdf | 415.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.