Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Alice dos Reis-
dc.date.accessioned2024-12-09T20:40:00Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2024-12-09T20:40:00Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationSOUSA, Alice dos Reis de. As contribuições da contação de história para o desenvolvimento das crianças da educação infantil. 20XX. XXf. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 20XX. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3839pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3839-
dc.description.abstractChildren's literature is an interdisciplinary practice that is related to other modes of expression (movement, image, imaginary) that form children's baggage of knowledge. The subject of this work is "The contributions of storytelling in early childhood education". The objective of this study is to analyze how storytelling contributes to the formation of children's and to its integral development. Among the specific objectives we explain: Investigate the act of storytelling as an educational strategy; Identify the contributions of storytelling to early childhood education; Check how storytelling in early childhood education contributes to the teaching­learning process. To carry out this research with a qualitative approach, we carried out field and bibliographical research. We support the theoretical framework in studies and works by Abramovich(1997); Sisto(2001); Busatto(2003) among others. After analyzing the data, it was found that storytelling, when used as a pedagogical strategy in the teaching­learning process, significantly contributes to the integral development of the child in the school context of early childhood education, we conclude that storytelling within the School environment becomes an instrument and Ally in the teaching. Learning process in the teachers pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectDesenvolvimento - criançapt_BR
dc.subjectDevelopment - childpt_BR
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical strategypt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectSchool contextpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleAs contribuições da contação de história para o desenvolvimento das crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081947519570634pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Haêde Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990998861991826pt_BR
dc.contributor.referee1Deus, Adélia Meireles de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3906-6886pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500071749626492pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Magda Núcia Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8114453436738579pt_BR
dc.description.resumoA literatura infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outro modos de expressão (movimento, a imagem, imaginário) que formam as bagagens de conhecimentos das crianças. Este trabalho traz como tema “As contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento das crianças da educação infantil”. Tem como questão problema: De que forma a contação de histórias na educação infantil contribui para o desenvolvimento integral da criança? O objetivo geral deste estudo se configura em Analisar como a contação de histórias contribui para o desenvolvimento das crianças. Entre os objetivos específicos explicitamos: Investigar o ato de contar histórias como estratégia educacional; Identificar as contribuições da contação de histórias para a educação infantil; Verificar como a contação de histórias contribui para o processo de ensino­-aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa de campo e bibliográfica. Apoiamos o referencial teórico em estudos e obras de Abramovich (1997); Sisto (2001); Busatto (2003) dentre outros. Após as análises de dados, foi constatado que a contação de histórias quando utilizada como estratégia pedagógica no processo de ensino-­aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança no contexto escolar da educação infantil, concluímos que a contação de histórias dentro do âmbito escolar, se torna um instrumento e aliado no processo de ensino-­aprendizagem na prática pedagógica do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALICE DOS REIS DE SOUSA.pdf415.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.