Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gleison Silva-
dc.date.accessioned2024-12-03T17:08:47Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T17:08:47Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gleison Silva. O ensino das funções logarítmicas com o uso do aplicativo GeoGebra. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2023. Disponível em: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações Página do item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3739pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3739-
dc.description.abstractThis Essay deals with the teaching of logarithmic functions with the help of the GeoGebra application. This research made it possible to know the impact of the aid of technologies with the use of GeoGebra in a classroom of the 1st year of High School at Escola Militar Tiradentes IV in the city of Caxias - MA, through the realization of an intervention workshop with 20 students. The general objective of the research was to understand the teaching of logarithmic functions using the GeoGebra application. With an action-research methodology and a quantitative-qualitative method, data were collected and analyzed. Among the quantitative results presented, 60% of the students knew some technological tool that helps in the study of mathematics, 35% considered the help of technology necessary, but 85% did not know the GeoGebra application. As for the qualitative data, the results showed the difficulties faced by the students, such as traditional classes and the difficulty in understanding of the mathematical language. From the intervention, based on building knowledge together with the students and combined with the use of the GeoGebra application, carried out in the workshop, it was concluded that associating the teaching of logarithmic functions with the use of the GeoGebra application is something tangible when promoting closer classes of the students' reality, contextualized and with an interdisciplinary character in which the student is a participant in the construction of knowledgept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções logarítmicaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectensino de matemáticapt_BR
dc.subject1º Ano do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEscola Militar Tiradentes IVpt_BR
dc.subjectCaxias – MApt_BR
dc.subjectLogarithmic functionspt_BR
dc.subjectmathematics teachingpt_BR
dc.subject1st Year of High Schoolpt_BR
dc.titleO ensino das funções logarítmicas com o uso do aplicativo GeoGebrapt_BR
dc.title.alternativeTeaching logarithmic functions using the GeoGebra applicationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5334364961082680pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira Neto, Sandra Imaculada-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983605058147243pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Lélia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Carvalho, Renata de Farias Limeira-
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre o ensino das funções logarítmicas com o auxílio do aplicativo GeoGebra. Essa pesquisa possibilitou conhecer o impacto do auxílio das tecnologias com o uso do GeoGebra numa turma do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Militar Tiradentes IV na cidade de Caxias – MA, por meio da realização de uma oficina de intervenção com 20 alunos. O objetivo geral da pesquisa foi compreender o ensino das funções logarítmicas com o uso do aplicativo GeoGebra. Com uma metodologia de pesquisa-ação e método de caráter quantiqualitativo, os dados foram coletados e analisados. Entre os resultados quantitativos apresentados, 60% dos sujeitos conheciam alguma ferramenta tecnológica que auxilia no estudo de matemática, 35% consideraram necessário o auxílio da tecnologia, mas 85% não conheciam o aplicativo GeoGebra. Quanto aos dados qualitativos os resultados apresentaram as dificuldades enfrentadas pelos alunos, como aulas tradicionais e difícil compreensão quanto à linguagem matemática. A partir da intervenção, balizada na construção do conhecimento junto com os alunos e aliada ao uso do aplicativo GeoGebra, realizada na oficina, concluiu-se que associar o ensino das funções logarítmicas ao uso do aplicativo GeoGebra é algo tangível ao se promoverem aulas mais próximas da realidade dos alunos, contextualizadas e com caráter interdisciplinar nas quais o aluno seja partícipe na construção do conhecimentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMATICA EM REDE NACIONAL - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - GLEISON SILVA PEREIRA - CECEN PROFMAT UEMA 2023.pdfPDF A1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.