Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3728
Título: Sagmid: Chatterbot para auxílio de gestão de medicamentos em Idosos utilizando aiml
Título(s) alternativo(s): Sagmid: Chatterbot to help with medication management in Elderly people using aiml
Autor(es): Bastos, Ewerton Ferreira
Orientador: Silva, Reinaldo de Jesus da
Membro da Banca: Queiroz, Jonathan Araújo
Membro da Banca: Fonseca, Luiz Carlos Costa
Data do documento: 2021-03-31
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Com o avanço da inteligência artificial sugiram os sistemas conversacionais, chamados de chatbots, que são aplicativos que simulam a conversa de um ser humano. Com o desenvolvimento de algoritmos, que são capazes de reconhecer e sintetiza a voz e a integração destes com os chatbots, torna possível a interação por voz com o usuário, de forma que este tenha a percepção de que está conversando com o sistema. Os chatbots têm estado cada vez mais presentes no ecossistema digital, principalmente no que se refere à automatização do atendimento ao cliente. Além disso, a tecnologia usada para o desenvolvimento de sistemas conversacionais pode ser empregada para solucionar problemas da área da saúde. O objetivo do presente trabalho é apresentar um protótipo de um chatbot, que pode ser utilizado para auxiliar os idosos na gestão de medicamentos. O sistema conversacional proposto possui uma base de conhecimento construída em Artificial Intelligence Markup Language-AIML, além disso, o chatbot irá sintetizar e reconhecer voz para funcionar como interface de interação com os usuários idosos. A protótipo da ferramenta visa facilitar a gestão de medicamento para idosos com elementos de interação por voz
Resumo: With the advancement of artificial intelligence, conversational systems, called chatbots, suggest applications that simulate the conversation of a human being. With the development of algorithms, which are able to recognize and synthesize the voice and the integration of these with the chatbots, it makes possible the interaction by voice with the user, so that the user has the perception that he is talking with the system. Chatbots have been increasingly present in the digital ecosystem, especially regarding the automation of customer service. In addition, the technology used to develop conversational systems can be used to solve health problems. The aim of the present work is to present a prototype of a chatbot, which can be used to assist the elderly in the management of medications. The proposed conversational system has a knowledge base built on Artificial Intelligence Markup Language-AIML, in addition, the chatbot will synthesize and recognize voice to function as an interface for interaction with elderly users. The prototype of the tool aims to facilitate medication management for the elderly with voice interaction elements
Palavras-chave: Chatbot
Artificial Intelligence Markup Language-AIML
Processamento de Linguagem Natural
Ecossistema digital
Gestão de medicamentos
Usuários idosos
Artificial Intelligence Markup Language-AIML
Natural Language Processing
Medication management
Elderly users
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - EWERTON FERREIRA BASTOS - PECS CCT UEMA 2021.pdfPDF A1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.