Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3626
Título: A Literatura infantojuvenil como ato social: um caminho para a formação do leitor crítico e social a partir dos PCN’s no processo de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Children's literature as a social act: a path to the formation of a critical and social reader based on the PCN's in the learning process
Autor(es): Sousa, Jainny Maiara Freitas Ferreira de
Orientador: Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz
Membro da Banca: Holanda, Maria Lúcia
Membro da Banca: Cardoso, Maurílio Barros
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A Literatura Infantojuvenil é uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças e os jovens possam enveredar no mundo da leitura. A educação tem se preocupado em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade e as crianças e os jovens são fascinados por histórias e essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da literatura infantojuvenil no cotidiano escolar como forma de transformação social. A leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la.
Resumo: The Children's Literature is an enriching source of knowledge and information and offers a pleasurable and playful method for children to embark on in the world of reading. Education has been concerned with contributing to the formation of a critical, responsible and active individual in society and children are fascinated by stories that foster their cognitive, intellectual, emotional and social development. It was sought here to confirm the necessity of the presence of children's literature in the daily school life as a form of social transformation. Reading allows the reader to improve his character, his personality, his creativity, his imagination and in the future to become a critical reader, able to exercise his citizenship, aware of the social reality in which he is inserted and the possibilities of transforming it.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Leitura
Cidadania
Leitores
Escrita
Ser Crítico
Papel do Professor
Parâmetros Curriculares Nacionais
Children's Literature
Reading
Citizenship
Readers
Writing
Being Critical
Role of the Teacher
National Curricular Parameters
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.