Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jainny Maiara Freitas Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-11-22T19:12:12Z-
dc.date.available2024-11-22-
dc.date.available2024-11-22T19:12:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, Jainny Maiara Freitas Ferreira de. A Literatura infantojuvenil como ato social: um caminho para a formação do leitor crítico e social a partir dos PCN’s no processo de aprendizagem. 2017. 47f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3626pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3626-
dc.description.abstractThe Children's Literature is an enriching source of knowledge and information and offers a pleasurable and playful method for children to embark on in the world of reading. Education has been concerned with contributing to the formation of a critical, responsible and active individual in society and children are fascinated by stories that foster their cognitive, intellectual, emotional and social development. It was sought here to confirm the necessity of the presence of children's literature in the daily school life as a form of social transformation. Reading allows the reader to improve his character, his personality, his creativity, his imagination and in the future to become a critical reader, able to exercise his citizenship, aware of the social reality in which he is inserted and the possibilities of transforming it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSer Críticopt_BR
dc.subjectPapel do Professorpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectReaderspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectBeing Criticalpt_BR
dc.subjectRole of the Teacherpt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameterspt_BR
dc.titleA Literatura infantojuvenil como ato social: um caminho para a formação do leitor crítico e social a partir dos PCN’s no processo de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeChildren's literature as a social act: a path to the formation of a critical and social reader based on the PCN's in the learning processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz-
dc.contributor.advisor1IDMUNIZ, M. C. A. N. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217442246867444pt_BR
dc.contributor.referee1Holanda, Maria Lúcia-
dc.contributor.referee1IDHOLANDA, M. L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Maurílio Barros-
dc.contributor.referee2IDCARDOSO, M. B.pt_BR
dc.description.resumoA Literatura Infantojuvenil é uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças e os jovens possam enveredar no mundo da leitura. A educação tem se preocupado em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade e as crianças e os jovens são fascinados por histórias e essas favorecem seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da literatura infantojuvenil no cotidiano escolar como forma de transformação social. A leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.