Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3615
Título: | Literatura infantojuvenil: o uso de fábulas como elemento estimulador da leitura com alunos do 6º ano C da Unidade Escolar Professor Manfredo Viana |
Título(s) alternativo(s): | Children's literature: the use of fables as an element to stimulate reading with 6th grade C students at the Professor Manfredo Viana School Unit |
Autor(es): | Galvão, Ediane da Silva |
Orientador: | Cardoso, Maurílio Barros |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A leitura tem um amplo significado dentro e fora do contexto escolar; enriquece a comunicação, o vocabulário, permite que o indivíduo se posicione autônoma e criticamente na sociedade, podendo assim compreender o mundo a sua volta. É um momento de fruição, de descobertas e de prazer. Tendo em vista os seus múltiplos benefícios na vida do ser humano, a falta do hábito desta observada em muitos estudantes na contemporaneidade, este estudo tem como finalidade demonstrar a relevância dessa prática por meio da literatura infantojuvenil, em especial com ênfase nas fábulas como mecanismo de incentivo e estímulo a mesma, visando contribuir para formação leitora dos discentes do 6º ano C do ensino fundamental. Para o desenvolvimento deste tema fora utilizado como metodologia uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo, na qual recorreu-se a acervos, tais como: livros, revistas, artigos e outros, afim de contextualizar o referido tema, mostrando ainda os resultados obtidos através de questionários e da experiência vivida em sala de aula. Como marco teórico inspirou-se nos estudos de vários autores, como Isabel Solé (1998), Cagliari (2008), Paulo Freire (1998), Nelly Coelho (2000) entre outros. Nesse seguimento, aborda-se a historicidade da literatura infantojuvenil, fazendo-se um breve relato desde os seus primórdios aos dias atuais, bem como alguns autores de destaque em sua trajetória, sua relação com o processo de ensino aprendizagem e sua contribuição na formação do jovem leitor. Na oportunidade, enfatizaramse as concepções de leitura que norteiam o trabalho dos profissionais de língua materna e de outras disciplinas, favorecendo o ensino dessa operação interativa entre os sujeitos envolvidos e o texto. Nessa ótica, tais concepções ressaltam o papel da escola, do professor e da família no que se refere a essa atividade, cuja influência é um dos fatores determinantes para que se constitua o gosto e o hábito da leitura. Posterior a essa sessão, discorre-se sobre o gênero fábula como estratégia de leitura, onde se faz referência aos seus aspectos históricos, definições, características e sua importância no aprimoramento da linguagem oral e escrita embasada em contribuições teóricas. Por fim, faz-se uma reflexão de tudo o que foi enfocado nesta pesquisa. |
Resumo: | Reading has a broad meaning inside and outside the school context; enriches the communication, the vocabulary, allows the individual to stand autonomously and critically in society, so that they can understand the world around them. It is a moment of enjoyment, of discovery and of pleasure. In view of its multiple benefits in human life, the lack of this habit observed in many students in the contemporary world, this study aims to demonstrate the relevance of this practice through the literature on children and youth, especially with emphasis on fables as a mechanism of encouragement and encouragement, aiming to contribute to the reading training of the students of the 6th year of elementary school. For the development of this theme, a bibliographical and field research was used as methodology, in which collections were used, such as: books, magazines, articles and others, in order to contextualize the said theme, showing the results obtained through of questionnaires and of the experience lived in the classroom. As a theoretical framework it was inspired by the studies of several authors, such as Isabel Solé (1998), Cagliari (2008), Paulo Freire (1998), Nelly Coelho (2000) among others. In this follow-up, we approach the historicity of children's literature, making a brief report from its beginnings to the present day, as well as some outstanding authors in its trajectory, its relation with the teaching-learning process and its contribution in the formation of the young reader. At the opportunity, we emphasize the reading conceptions that guide the work of the mother tongue professionals and other disciplines, favoring the teaching of this interactive operation between the subjects involved and the text. In this perspective, such conceptions emphasize the role of the school, the teacher and the family in relation to this activity, whose influence is one of the determining factors for the taste and habit of reading. After this session, we discuss the fable genre as a reading strategy, where reference is made to its historical aspects, definitions, characteristics and its importance in the improvement of oral and written language based on theoretical contributions. Finally, it is made a reflection of everything that was focused in this research. |
Palavras-chave: | Literatura Infantojuvenil Fábulas Leitura Formação leitora Papel do professor Desenvolvimento da leitura Hábito da leitura Leitura em sala de aula Literature Children's and young people's literature Fables Reading Reading training Role of the teacher Development of reading Reading habits Reading in the classroom |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - EDIANE DA SILVA GALVÃO - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2017.pdf | PDF-A | 868.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.