Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3593
Título: | A perspectiva do ensino de música para o discente cego nos cursos de música licenciatura das universidades públicas de São Luís do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | The perspective of teaching music to blind students in undergraduate music courses at public universities in São Luís do Maranhão |
Autor(es): | Furtado, Pâmela Maranhão |
Orientador: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar como os cursos de Música Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão atuam no contexto inclusivo, de acessibilidade e preparo docente para a formação do discente cego, assim como a importância das adaptações pedagógicas, utilização de tecnologias assistivas e software. A metodologia adotada para realização deste estudo foi de cunho qualitativo, e consistiu em um método de investigação científica que enfatizasse o caráter subjetivo do objeto analisado, baseando-se em pesquisas bibliográficas e de campo. Outro elemento foi a aplicação de uma entrevista aos professores efetivos dessas Universidades. No desenvolvimento do trabalho foi apresentado os conceitos acerca da cegueira, abordando questões do sistema de escrita musical braille, além das perspectivas desse ensino no curso de Música Licenciatura. Para fundamentar nossa discussão, buscamos sustentar a coluna teórica de nosso trabalho com ESCOBAR (2015), BONILHA (2010), TOMÉ (2003). Nossa conclusão aponta para desafios que estão para além do processo de ensino-aprendizagem, pois as limitações estão nos espaços físicos e no interesse dos docentes |
Resumo: | The objective of this study was to analyze how the Music Degree courses at the Federal University of Maranhão and the State University of Maranhão operate in the context of inclusion, accessibility and teacher preparation for the education of blind students, as well as the importance of pedagogical adaptations, use of assistive technologies and software. The methodology adopted to carry out this study was qualitative and consisted of a scientific research method that emphasized the subjective nature of the object analyzed, based on bibliographic and field research. Another element was the application of an interview to the tenured professors of these Universities. During the development of the study, the concepts about blindness were presented, addressing issues of the Braille musical writing system, in addition to the perspectives of this teaching in the Music Degree course. To support our discussion, we sought to support the theoretical pillar of our work with ESCOBAR (2015), BONILHA (2010), TOMÉ (2003). Our conclusion points to challenges that go beyond the teaching-learning process, since the limitations lie in the physical spaces and the interests of teachers |
Palavras-chave: | Musicografia Braille Discente cego Música para cegos Sistema de Musicografia Braille O acesso e dificuldade técnica à escrita Musical Braille Perspectivas de ensino superior de música para cegos Núcleo de acessibilidade da UEMA - NAU Núcleo de Acessibilidade da UFMA - NUACES Braille Musicography Blind student Music for the blind Braille Musicography System Access and technical difficulties in writing Braille Music Perspectives on higher education in music for the blind UEMA Accessibility Center - NAU UFMA Accessibility Center - NUACES |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - PÂMELA MARANHÃO FURTADO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdf | PDFA | 609.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.