Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Pâmela Maranhão-
dc.date.accessioned2024-11-19T19:59:21Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-11-19T19:59:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFURTADO, Pâmela Maranhão. A perspectiva do ensino de música para o discente cego nos cursos de música licenciatura das universidades públicas de São Luís do Maranhão. 2019. 38 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3593pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3593-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze how the Music Degree courses at the Federal University of Maranhão and the State University of Maranhão operate in the context of inclusion, accessibility and teacher preparation for the education of blind students, as well as the importance of pedagogical adaptations, use of assistive technologies and software. The methodology adopted to carry out this study was qualitative and consisted of a scientific research method that emphasized the subjective nature of the object analyzed, based on bibliographic and field research. Another element was the application of an interview to the tenured professors of these Universities. During the development of the study, the concepts about blindness were presented, addressing issues of the Braille musical writing system, in addition to the perspectives of this teaching in the Music Degree course. To support our discussion, we sought to support the theoretical pillar of our work with ESCOBAR (2015), BONILHA (2010), TOMÉ (2003). Our conclusion points to challenges that go beyond the teaching-learning process, since the limitations lie in the physical spaces and the interests of teacherspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicografia Braillept_BR
dc.subjectDiscente cegopt_BR
dc.subjectMúsica para cegospt_BR
dc.subjectSistema de Musicografia Braillept_BR
dc.subjectO acesso e dificuldade técnica à escrita Musical Braillept_BR
dc.subjectPerspectivas de ensino superior de música para cegospt_BR
dc.subjectNúcleo de acessibilidade da UEMA - NAUpt_BR
dc.subjectNúcleo de Acessibilidade da UFMA - NUACESpt_BR
dc.subjectBraille Musicographypt_BR
dc.subjectBlind studentpt_BR
dc.subjectMusic for the blindpt_BR
dc.subjectBraille Musicography Systempt_BR
dc.subjectAccess and technical difficulties in writing Braille Musicpt_BR
dc.subjectPerspectives on higher education in music for the blindpt_BR
dc.subjectUEMA Accessibility Center - NAUpt_BR
dc.subjectUFMA Accessibility Center - NUACESpt_BR
dc.titleA perspectiva do ensino de música para o discente cego nos cursos de música licenciatura das universidades públicas de São Luís do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe perspective of teaching music to blind students in undergraduate music courses at public universities in São Luís do Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFURTADO, P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4041979891839318pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar como os cursos de Música Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão atuam no contexto inclusivo, de acessibilidade e preparo docente para a formação do discente cego, assim como a importância das adaptações pedagógicas, utilização de tecnologias assistivas e software. A metodologia adotada para realização deste estudo foi de cunho qualitativo, e consistiu em um método de investigação científica que enfatizasse o caráter subjetivo do objeto analisado, baseando-se em pesquisas bibliográficas e de campo. Outro elemento foi a aplicação de uma entrevista aos professores efetivos dessas Universidades. No desenvolvimento do trabalho foi apresentado os conceitos acerca da cegueira, abordando questões do sistema de escrita musical braille, além das perspectivas desse ensino no curso de Música Licenciatura. Para fundamentar nossa discussão, buscamos sustentar a coluna teórica de nosso trabalho com ESCOBAR (2015), BONILHA (2010), TOMÉ (2003). Nossa conclusão aponta para desafios que estão para além do processo de ensino-aprendizagem, pois as limitações estão nos espaços físicos e no interesse dos docentespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Métodos e Técnicas de Ensino; Educação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - PÂMELA MARANHÃO FURTADO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA609.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.