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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3304
Título: | Obras literárias maranhenses como incentivo ao patrimônio cultural do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Literary works from Maranhão as an incentive to the cultural heritage of Maranhão |
Autor(es): | Corrêa, Millena Adriany da Silva |
Orientador: | Santos, Katiana Oliveira dos |
Membro da Banca: | Silva, Frankilson Carvalho da |
Membro da Banca: | Carvalho, Lussandra Barbosa de |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente monografia trata da análise de obras literárias maranhenses e em como elas podem ser usadas em sala de aula como forma de incentivo cultural, voltado em específico para o Ensino Fundamental II. As obras literárias maranhenses são consideradas autênticos tesouros e reconhecidamente como valioso patrimônio cultural que precisa fazer parte do acervo principal de estudos das escolas estaduais e especificamente das escolas de ensino fundamental. Portanto, considera-se que a temática em questão é oportuna e de suma importância, por se tratar de um estudo à valorização do patrimônio cultural do Maranhão. Diante disso, problematiza-se de que maneira a literatura maranhense contribui para o desenvolvimento do aluno no ensino aprendizagem e valorização cultural em sala de aula? Onde para tal se tem como hipótese a conscientização a partir da valorização educacional, mas sem preconizar as metodologias que deixam a desejar quanto ao uso da literatura, ou seja, a literatura maranhense é sim usada em salas de aula, porém, entender que se pode fazer mais. Dessa forma, objetivou-se analisar a importância da inserção das obras literárias maranhenses na estrutura curricular do Ensino Fundamental II como ferramenta para enriquecer do vocabulário, da escrita e da cultura, possibilitando o entendimento de ideias defendidas em outras épocas e evoluir o senso crítico, a capacidade de entender e respeitar as origens dos costumes. Propõe-se uma pesquisa sobre um tema voltado para a literatura de escritores do Maranhão, devido a observação das atitudes da sociedade no incentivo a nova geração de escritores que ainda têm muitas dificuldades em encontrar apoio e patrocínio para darem continuidade a algo tão significativo para cultura conterrânea, e também por identificar uma deficiência no conhecimento por parte dos educandos sobre a literatura maranhense como um todo. Conclui-se então que o uso da literatura traz benefícios para o ensino aprendizagem, sendo que contribui para atividades como escrita, leitura e interpretação, que remete no aumento do senso crítico, reflexivo e interativo, voltado para a formação cidadã e profissional. Além de que sendo feita a partir da literatura local, falando da maranhense, possibilita ao aluno o conhecimento e reconhecimento de costumes e cultura, efetivando então a valorização. |
Resumo: | This monograph deals with the analysis of literary works from Maranhão and how they can be used in the classroom as a form of cultural incentive, specifically aimed at Elementary School II. The literary works of Maranhão are considered authentic treasures and recognized as a valuable cultural heritage that needs to be part of the main collection of studies of state schools and specifically of elementary schools. Therefore, it is considered that the theme in question is timely and of paramount importance, as it is a study to value the cultural heritage of Maranhão. In view of this, it is questioned in what way the literature from Maranhão contributes to the development of the student in teaching, learning and cultural appreciation in the classroom? Where, for this, it is hypothesized the awareness from the educational valorization, but without advocating the methodologies that leave something to be desired regarding the use of literature, that is, the literature of Maranhão is indeed used in classrooms, however, understanding that it can be do more. In this way, the objective was to analyze the importance of inserting literary works from Maranhão in the curricular structure of Elementary School II as a tool to enrich vocabulary, writing and culture, enabling the understanding of ideas defended at other times and evolving the critical sense, the ability to understand and respect the origins of customs. A research on a topic focused on the literature of writers from Maranhão is proposed, due to the observation of society's attitudes in encouraging the new generation of writers who still have many difficulties in finding support and sponsorship to continue something so significant for culture. country, and also for identifying a deficiency in the knowledge on the part of the students about Maranhão literature as a whole. It is concluded that the use of literature brings benefits to teaching and learning, and contributes to activities such as writing, reading and interpretation, which leads to an increase in critical, reflective and interactive sense, aimed at citizen and professional training. In addition to being made from the local literature, speaking of Maranhão, it allows the student to know and recognize customs and culture, thus effecting the appreciation. |
Palavras-chave: | Literatura Valorização Cultura Ensino Fundamental Literárias maranhenses Estrutura curricular Lei de Diretrizes e Bases da Educação Base Nacional Comum Curricular Academia Maranhense de Letras Literature Appreciation Culture. Elementary Education Literature from Maranhão Curricular structure Law of Guidelines and Bases of Education National Common Curricular Base Maranhão Academy of Letters |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - MILLENA ADRIANY DA SILVA CORRÊA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2022.pdf | PDF A | 408 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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