Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3303
Título: Os desafios do uso do livro didático de língua portuguesa no ensino médio como mídia impressa na era digital
Título(s) alternativo(s): The challenges of using Portuguese language textbooks in high school as printed media in the digital age
Autor(es): Santos, Milena das Neves
Orientador: Muniz, Daulinda Santos
Membro da Banca: Barros, Gilsene Daura da Silva
Membro da Banca: Soares, Dlayne Giordana Pereira
Data do documento: 2022-08-03
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa concentra-se na análise da abordagem de utilização do livro didático nas aulas de Língua Portuguesa. O tema denominado como <Os desafios do uso do livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio como mídia impressa na era digital= foi escolhido em razão de que a cada dia que se passa a sociedade evolui e a prática didática por meio dos livros se torna menos popular. De qualquer forma, em vista de toda a tecnologia existente, os livros ainda são necessários na educação dos jovens. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar os principais desafios encontrados por alunos do Ensino Médio no uso do livro didático impresso de língua portuguesa. Desse modo, os objetivos específicos foram identificar como a informação da pesquisa é praticada pelos estudantes na contemporaneidade no uso do livro didático no processo de aprendizado, evidenciar os benefícios do uso do livro didático impresso nas aulas de língua portuguesa. O presente trabalho aborda a significativa importância do livro didático como mídia impressa na era digital. Por conseguinte, vale incrementar a revisão bibliográfica, que terá o intuito de esmiuçar a estrutura didática e social do livro, especialmente, o de língua portuguesa. Autores valiosos como Ferreira (2022), Bittencourt (2014), Lajolo (1996) e Leão (2012) que enriquecem a literatura temática do trabalho. A metodologia usada para análise dos resultados da pesquisa é qualitativa/quantitativa.Ao aprofundar aspectos relevantes do livro didático, foi elaborado um questionário com 5 perguntas abertas e fechadas, com perguntas importantes referentes a utilização, visibilidade e valorização do livro didático de língua portuguesa, o mesmo foi aplicado para alunos do 3° ano do Ensino Médio com a faixa etária de 16 a 18 anos na Estadual Centro de Ensino Wady Fiquene - CAIC, localizada na cidade de Itapecuru Mirim - MA. Diante disso, o trabalho nos mostra a resistência que os alunos têm em relação ao uso do livro didático impresso de língua portuguesa.
Resumo: The present research focuses on the analysis of the approach to the use of textbooks in Portuguese language classes. The theme called <The challenges of using the Portuguese language textbook in High School as a printed media in the digital age= was chosen because with each passing day society evolves and the didactic practice through books becomes less popular. In any case, in view of all the technology that exists, books are still necessary in the education of young people. Thus, the general objective of the research was to analyze the main challenges encountered by high school students in the use of the printed textbook in Portuguese. Thus, the specific objectives were to identify how the research information is practiced by students in the contemporary use of textbooks in the learning process, to highlight the benefits of using printed textbooks in Portuguese language classes. The present work addresses the significant importance of the textbook as a printed media in the digital age. Therefore, it is worth increasing the bibliographic review, which will aim to scrutinize the didactic and social structure of the book, especially the one in Portuguese. Valuable authors such as Ferreira (2022), Bittencourt (2014), Lajolo (1996) and Leão (2012) enrich the thematic literature of the work. The methodology used to analyze the research results is qualitative/quantitative. By deepening relevant aspects of the textbook, a questionnaire was prepared with 5 open and closed questions, with important questions regarding the use, visibility and appreciation of the Portuguese language textbook, the same was applied to students in the 3rd year of high school aged between 16 and 18 at the State Teaching Center Wady Ficane - CAIC, located in the city of Itapecuru Mirim - MA. Given this, the work shows us the resistance that students have in relation to the use of printed textbooks in Portuguese.
Palavras-chave: Livro didático
Língua Portuguesa
Mídias impressas
Educação digital
Ensino Médio
Era digital
Prática didática
Ensino Médio
Processo de aprendizado
Centro de Ensino Wady Fiquene - CAIC
Itapecuru Mirim - MA
Textbook
Portuguese language
Printed media
Digital education
High school
Digital age
Teaching practice
High school
Learning process
Wady Fiquene Teaching Center - CAIC
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MILENA DAS NEVES SANTOS - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2022.pdfPDF A497.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.