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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3294
Título: | A formação docente diante dos desafios no processo de ensino e aprendizagem dos educandos com necessidades especiais: um estudo de caso na Unidade Escolar Básica Mariana Luz |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training in the face of challenges in the teaching and learning process of students with special needs: a case study at the Mariana Luz Basic School Unit |
Autor(es): | Vieira, João Marcos Brito |
Orientador: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Silva, Frankilson Carvalho da |
Membro da Banca: | Farias, Sherlene Regea Araújo |
Data do documento: | 2022-07-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância e a contribuição da formação docente no o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. De modo específico, buscou-se identificar se a formação inicial dos professores que assumem as séries finais do ensino fundamental proporciona competências para atuar junto aos educandos com necessidades especiais na Unidade Escolar Básica Mariana Luz, no município de Itapecuru Mirim/MA, e também constatar que desafios são experienciados pelos mesmos mediante o processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Para a realização deste trabalho, foram necessários inúmeras pesquisas e estudos relacionados ao tema. Entre os autores dialogamos com: Carvalho (2008), Mantoan, (2003), Mendes (2010) e outros. Foram lidos também os documentos: Lei de Diretrizes e Bases de 1996; Resolução CNE/CEB n. 2 de 11 de setembro de 2001; Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. A referente pesquisa teve natureza bibliográfica, qualitativa e exploratória. Posteriormente foi aplicado questionário junto aos professores que atuam na escola supracitada com o intuito de diagnosticar se a formação inicial está proporcionando competências para atuar junto aos alunos com necessidades especiais. Após a realização do estudo, evidenciamos que o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar no contexto atual continua sendo um desafio que só será superado quando a sociedade como um todo entender que a inclusão não se configura apenas como uma questão de direito, mas uma questão de conhecimento e competência. Mediante a análise dos dados coletados, evidencia-se que a realidade escolar e seus professores não se consideram preparados para lidar pedagogicamente com o processo de inclusão das crianças com necessidades especiais por entenderem que no seu processo de formação obtiveram nenhuma ou pouca informação acerca dessa temática. Foi possível constatar também que a perspectiva da educação inclusiva é um conceito ainda obscuro para os educadores. A coleta de dados revela que a ineficiência da formação pedagógica docente aliada ao descompromisso das políticas públicas voltada para a inclusão escolar e o déficit de engajamento entre a família e a escola são os fatores que colaboram entre si para que a inclusão escolar não se concretize na instituição in lócus. |
Resumo: | This research aimed to analyze the importance and contribution of teacher training in the teaching and learning process of students with special needs. Specifically, we sought to identify whether the initial training of teachers who assume the final grades of elementary school provides skills to work with students with special needs at the Mariana Luz Basic School Unit, in the municipality of Itapecuru Mirim/MA, and also to verify what challenges are experienced by them through the teaching and learning process of students with special needs. In order to carry out this work, numerous researches and studies related to the topic were necessary. Among the authors, we dialogue with: Carvalho (2008), Mantoan, (2003), Mendes (2010) and others. The documents were also read: Law of Directives and Bases of 1996; Resolution CNE/CEB n. 2 of September 11, 2001; National Guidelines for Special Education in Basic Education. The referent research had a bibliographic, qualitative and exploratory nature. Subsequently, a questionnaire was applied to the teachers who work in the aforementioned school in order to diagnose whether the initial training is providing skills to work with students with special needs. After carrying out the study, we showed that the process of including people with special needs in the school environment in the current context remains a challenge that will only be overcome when society as a whole understands that inclusion is not just a matter of law. , but a matter of knowledge and competence. Through the analysis of the data collected, it is evident that the school reality and its teachers do not consider themselves prepared to deal pedagogically with the process of inclusion of children with special needs because they understand that in their training process they obtained little or no information about this theme. It was also possible to verify that the perspective of inclusive education is a concept still obscure for educators. Data collection reveals that the inefficiency of pedagogical teacher training combined with the lack of commitment to public policies aimed at school inclusion and the deficit of engagement between the family and the school are the factors that collaborate with each other so that school inclusion does not materialize in institution in locus. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Formação de professores Necessidades Especiais Processo de inclusão escolar Prática pedagógica Unidade Escolar Básica Mariana Luz Itapecuru Mirim Inclusive education Teacher training Special needs School inclusion process Pedagogical practice Mariana Luz Basic School Unit |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - JOÃO MARCOS BRITO VIEIRA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2022.pdf | PDF A | 664.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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