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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3277
Título: | A influência do internetês na escrita formal dos adolescentes do ensino médio: uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano |
Título(s) alternativo(s): | The influence of internet slang on the formal writing of high school adolescents: a survey conducted with 1st year students |
Autor(es): | Rocha, Geovana da Silva |
Orientador: | Diniz, Claudiene da Silva |
Membro da Banca: | Duailibe, Ane Beatriz dos Santos |
Membro da Banca: | Barros, Andreza Luana da Silva |
Data do documento: | 2022-08-03 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia, a comunicação pela internet passou a ser frequente e os adolescentes se tornam usuários ativos dessa rede, criando até uma linguagem própria, o <internetês=. O presente estudo tem como objetivo analisar se o internetês, a linguagem utilizada no meio virtual, influência na escrita formal dos alunos de Ensino Médio. Para alcançar tais objetivos, utiliza-se como aporte teórico os estudos Marcuschi (2002), Costa e Freitas (2006), Marconato (2012), Zerbato (2012). Também apresentamos reflexões sobre adequação linguística, recorrendo a Salles (2017) e Bagno (2018). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede Estadual, do município de Itapecuru Mirim, com alunos do 1º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada para a análise dos resultados e qualitativa/quantitativa. Foi aplicado um questionário com os alunos, contendo questões objetivas e discursivas. Os dados mostraram que apesar de terem acesso à internet e possuírem equipamentos eletrônicos, que grande parte dos discentes não sabe o que é internetês, embora façam uso dessa forma nas suas redes sociais. Com isso, a falta de consciência dos alunos sobre as variações da língua portuguesa pode ser um problema para adequação linguística, uma vez que não saberão quando e onde empregar a norma culta e o internetês. |
Resumo: | With the advancement of technology, communication over the internet became frequent and teenagers became active users of this network, even creating their own language, <internetês=. The present study aims to analyze whether Internetês, the language used in the virtual environment, influences the formal writing of high school students. To achieve these goals, Marcuschi (2002), Costa e Freitas (2006), Marconato (2012), Zerbato (2012) studies are used as theoretical support. We also present reflections on linguistic adequacy, using Salles (2017) and Bagno (2018). The research was carried out in a school of the State network, in the city of Itapecuru Mirim, with students from the 1st year of High School. The methodology used to analyze the results is qualitative/quantitative. A questionnaire was applied to the students, containing objective and discursive questions. The data showed that despite having access to the internet and having electronic equipment, most students do not know what internet is, although they use it in their social networks. As a result, the students' lack of awareness about the variations of the Portuguese can be a problem for linguistic adequacy, since they will not know when and where to use the grammatical norm and Internetês. |
Palavras-chave: | Internetês Adolescentes Ensino médio Língua portuguesa Escrita formal Virtual Centro de Ensino Wady Fiquene Itapecuru Mirim Internet slang Teenagers High school Portuguese language Formal writing Wady Fiquene Teaching Center |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - GEOVANA DA SILVA ROCHA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2022.pdf | PDF A | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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