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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Geovana da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-16T18:38:51Z-
dc.date.available2024-10-16-
dc.date.available2024-10-16T18:38:51Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.citationROCHA, Geovana da Silva. A influência do internetês na escrita formal dos adolescentes do Ensino Médio: uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano. 2022. 50f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3277pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3277-
dc.description.abstractWith the advancement of technology, communication over the internet became frequent and teenagers became active users of this network, even creating their own language, <internetês=. The present study aims to analyze whether Internetês, the language used in the virtual environment, influences the formal writing of high school students. To achieve these goals, Marcuschi (2002), Costa e Freitas (2006), Marconato (2012), Zerbato (2012) studies are used as theoretical support. We also present reflections on linguistic adequacy, using Salles (2017) and Bagno (2018). The research was carried out in a school of the State network, in the city of Itapecuru Mirim, with students from the 1st year of High School. The methodology used to analyze the results is qualitative/quantitative. A questionnaire was applied to the students, containing objective and discursive questions. The data showed that despite having access to the internet and having electronic equipment, most students do not know what internet is, although they use it in their social networks. As a result, the students' lack of awareness about the variations of the Portuguese can be a problem for linguistic adequacy, since they will not know when and where to use the grammatical norm and Internetês.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternetêspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscrita formalpt_BR
dc.subjectVirtualpt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Wady Fiquenept_BR
dc.subjectItapecuru Mirimpt_BR
dc.subjectInternet slangpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectFormal writingpt_BR
dc.subjectWady Fiquene Teaching Centerpt_BR
dc.titleA influência do internetês na escrita formal dos adolescentes do ensino médio: uma pesquisa realizada com alunos do 1º anopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of internet slang on the formal writing of high school adolescents: a survey conducted with 1st year studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDROCHA, G. da S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Claudiene da Silva-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, C. da S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082902445869071pt_BR
dc.contributor.referee1Duailibe, Ane Beatriz dos Santos-
dc.contributor.referee2Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia, a comunicação pela internet passou a ser frequente e os adolescentes se tornam usuários ativos dessa rede, criando até uma linguagem própria, o <internetês=. O presente estudo tem como objetivo analisar se o internetês, a linguagem utilizada no meio virtual, influência na escrita formal dos alunos de Ensino Médio. Para alcançar tais objetivos, utiliza-se como aporte teórico os estudos Marcuschi (2002), Costa e Freitas (2006), Marconato (2012), Zerbato (2012). Também apresentamos reflexões sobre adequação linguística, recorrendo a Salles (2017) e Bagno (2018). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede Estadual, do município de Itapecuru Mirim, com alunos do 1º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada para a análise dos resultados e qualitativa/quantitativa. Foi aplicado um questionário com os alunos, contendo questões objetivas e discursivas. Os dados mostraram que apesar de terem acesso à internet e possuírem equipamentos eletrônicos, que grande parte dos discentes não sabe o que é internetês, embora façam uso dessa forma nas suas redes sociais. Com isso, a falta de consciência dos alunos sobre as variações da língua portuguesa pode ser um problema para adequação linguística, uma vez que não saberão quando e onde empregar a norma culta e o internetês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



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