Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3173
Título: O uso do gênero textual histórias em quadrinhos na aula de Língua Portuguesa como proposta didática
Título(s) alternativo(s): The use of the textual genre comics in Portuguese language classes as a didactic proposal
Autor(es): Santos, Raimundo Nonato Silva dos
Orientador: Silva, Joelma Pereira
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização do gênero textual "Histórias em Quadrinhos" (HQs) como uma estratégia didática na aula de Língua Portuguesa. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como os aspectos didáticos do gênero discursivo Histórias em Quadrinhos podem contribuir no processo de ensino dos alunos. O estudo também considera a relevância do gênero textual HQs como ferramenta pedagógica, explorando suas características específicas, tais como a combinação entre texto e imagem, diálogos concisos e elementos visuais que favorecem a compreensão. A metodologia adotada envolve, uma revisão bibliográfica, de natureza básica, com objetivo descritivo, procedimento de campo e abordagem quali-quanti. A partir de um questionário aplicado com professores de língua portuguesa, foram analisadas as experiências pedagógicas com aplicação de atividades práticas, visando avaliar o impacto do uso de HQs no desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos. Por fim, este estudo contribui para a discussão sobre práticas pedagógicas centradas no aluno, enfatizando a importância de diversificar os recursos didáticos para promover um ensino mais efetivo e atrativo
Resumo: This course completion work addresses the use of the textual genre "Comics" (Comics) as a teaching strategy in Portuguese Language classes. The main objective of this research was to analyze how the didactic aspects of the discursive genre Comics can contribute to the students' teaching process. The study also considers the relevance of the comic book genre as a pedagogical tool, exploring its specific characteristics, such as the combination of text and image, concise dialogues and visual elements that promote understanding. The methodology adopted involves a bibliographical review, of a basic nature, with a descriptive objective, field procedure and a quali-quanti approach. Based on a questionnaire applied to Portuguese language teachers, pedagogical experiences were analyzed with the application of practical activities, aiming to evaluate the impact of using comics on the development of students' linguistic skills. Finally, this study contributes to the discussion on student-centered pedagogical practices, emphasizing the importance of diversifying teaching resources to promote more effective and attractive teaching.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Proposta pedagógica
Recurso didáticos
Língua Portuguesa
Gênero discursivo
Comic books
Pedagogical proposal
Didactic resource
Portuguese language
Discursive genre
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAIMUNDO NONATO SILVA DOS SANTOS -LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - CPA 2023.pdfPDF A887.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.