Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3113
Título: | Fotografia: instrumento para compreender paisagem no ensino de Geografia |
Título(s) alternativo(s): | Photography: instrument for understanding landscape in teaching Geography |
Autor(es): | Cunha, Ives Eduardo Almeida |
Orientador: | Porto, Íris Maria Ribeiro |
Membro da Banca: | Santos, Nádja Furtado Bessa dos |
Membro da Banca: | Garcez, Kedma Madalena Gonçalves |
Data do documento: | 2023-09-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A fotografia se mostra como um recurso didático metodologia ativa que pode contribuir de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que é uma ferramenta que torna possível uma maior interação entre estudantes e professores, facilitando na transmissão de conteúdo, fazendo com que haja evolução na troca de novos conhecimentos. Fazendo o uso dessa metodologia ativa, o professor deve escolher em qual conteúdo utilizará de forma proveitosa este recurso, para que contribua com suas práticas pedagógicas e não seja somente uma ação de fotografar por prazer. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de fotografias no ensino e aprendizagem de geografia como potencializador para ensinar e aprender geografia. Caracteriza-se como pesquisa exploratória, que tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias. Para realização desta pesquisa, a metodologia utilizada foi composta pelo método Dialético, por pesquisa qualitativa e pesquisa ação. Foi realizada a fundamentação em obras que discutem a temática, como artigos científicos e teses. Conclui-se que a fotografia como metodologia ativa interage de forma positiva dando auxílio no conteúdo de sala de aula, extraindo o máximo da capacidade de questionar do estudante |
Resumo: | Photography presents itself as a didactic resource of active methodology which may contribute in a positive way in the teaching-learning process, considering it is a resource that makes possible a better interaction between students and teachers, facilitating the transmission of information and the exchange of knowledge. By using that active methodology, the teacher must choose in which occasion it will be indeed effective in their pedagogical practices and not a simple action of enjoying photographing. Hence, this paper aims to analyse the utilization of photographies in teaching and learning Geography as an enhancer of teaching and learning Geography. It is characterized as exploratory research, that has as its main objective to improve ideas. To carry out this research, the methodology used was the dialectical method, qualitative research and action research. The theoretical foundation was based on works related to the theme, such as scientific articles and dissertations. It is concluded that photography as an active methodology interacts in a positive way, helping in the classes, bringing out from the students their highest ability to question |
Palavras-chave: | Geografia Fotografia Ensino Metodologia Recurso didático Método Dialético Geography Photography Teaching Methodology Teaching resource Dialectic Method |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- IVES EDUARDO ALMEIDA CUNHA - LICENCIATURA GEOGRAFIA - 2023.pdf | PDF A | 1.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.