Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ives Eduardo Almeida-
dc.date.accessioned2024-09-20T21:52:13Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T21:52:13Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationCUNHA, Ives Eduardo Almeida. Fotografia: instrumento para compreender paisagem no ensino de Geografia . 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3113pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3113-
dc.description.abstractPhotography presents itself as a didactic resource of active methodology which may contribute in a positive way in the teaching-learning process, considering it is a resource that makes possible a better interaction between students and teachers, facilitating the transmission of information and the exchange of knowledge. By using that active methodology, the teacher must choose in which occasion it will be indeed effective in their pedagogical practices and not a simple action of enjoying photographing. Hence, this paper aims to analyse the utilization of photographies in teaching and learning Geography as an enhancer of teaching and learning Geography. It is characterized as exploratory research, that has as its main objective to improve ideas. To carry out this research, the methodology used was the dialectical method, qualitative research and action research. The theoretical foundation was based on works related to the theme, such as scientific articles and dissertations. It is concluded that photography as an active methodology interacts in a positive way, helping in the classes, bringing out from the students their highest ability to questionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectMétodo Dialéticopt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeaching resourcept_BR
dc.subjectDialectic Methodpt_BR
dc.titleFotografia: instrumento para compreender paisagem no ensino de Geografiapt_BR
dc.title.alternativePhotography: instrument for understanding landscape in teaching Geographypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734464554580995pt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Íris Maria Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451417833938873pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Nádja Furtado Bessa dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305051287200956pt_BR
dc.contributor.referee2Garcez, Kedma Madalena Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4291273748824681pt_BR
dc.description.resumoA fotografia se mostra como um recurso didático metodologia ativa que pode contribuir de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que é uma ferramenta que torna possível uma maior interação entre estudantes e professores, facilitando na transmissão de conteúdo, fazendo com que haja evolução na troca de novos conhecimentos. Fazendo o uso dessa metodologia ativa, o professor deve escolher em qual conteúdo utilizará de forma proveitosa este recurso, para que contribua com suas práticas pedagógicas e não seja somente uma ação de fotografar por prazer. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de analisar o uso de fotografias no ensino e aprendizagem de geografia como potencializador para ensinar e aprender geografia. Caracteriza-se como pesquisa exploratória, que tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias. Para realização desta pesquisa, a metodologia utilizada foi composta pelo método Dialético, por pesquisa qualitativa e pesquisa ação. Foi realizada a fundamentação em obras que discutem a temática, como artigos científicos e teses. Conclui-se que a fotografia como metodologia ativa interage de forma positiva dando auxílio no conteúdo de sala de aula, extraindo o máximo da capacidade de questionar do estudantept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- IVES EDUARDO ALMEIDA CUNHA - LICENCIATURA GEOGRAFIA - 2023.pdfPDF A1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.