Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1938
Título: Congruência modular no desenvolvimento da aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Modular congruence in the development of mathematics learning in the final years of elementary school
Autor(es): Silva, Roberto Amorim
Data do documento: 2022-05-19
Editor: UEMA
Resumo: A pesquisa objeto deste trabalho enfatiza a teoria de Congruências, expondo seus fundamentos e diversidade de aplicações no cotidiano e propondo o ensino desse conteúdo nos anos finais do ensino fundamental por sua relevância teórico-prática para o desenvolvimento do ensino de matemática. A pesquisa aborda tópicos fundamentais à teoria de congruências. São apresentadas aplicações de Congruências modulares em calendários, sistemas de identificação e criptografia bem como as propriedades que auxiliam na resolução mais célere de problemas. E realiza-se aplicação com alunos da rede pública de São Luís para verificar as hipóteses acerca das contribuições da teoria de congruências para essa etapa do ensino
Palavras-chave: Congruência modular
Aplicações de congruência
Congruência no ensino fundamental
Modular congruence
Congruence Applications
Congruence in elementary school
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ROBERTO_AMORIM_SILVA_1_PDF- A.pdf726.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.