Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1916
Título: | A utilização das conexões dos conteúdos matemáticos de nível fundamental e médio: uma estratégia de ensino para alunos do 9º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The use of mathematical content connections at elementary and high school levels: a teaching strategy for students in the 9th grade of elementary school |
Autor(es): | Ferreira, Fábio Henrique Monteiro |
Data do documento: | 2022-05-27 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação de uma estratégia de ensino, cujo foco principal são as conexões existentes entre conteúdos matemáticos que são abordados no ensino fundamental anos finais e no ensino médio. Na estratégia proposta utiliza-se a inter-relação existente entre alguns conteúdos que figuram nos dois níveis de ensino, a fim de ensinar e revisar conteúdos de nível fundamental, apresentar de forma introdutória conteúdos de nível médio, e por consequência auxiliar o processo de transição dos alunos do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio. Para avaliar a aplicação da estratégia proposta, escolheu-se realizar uma pesquisa quantitava, descritiva, com a participação de alunos do 9º ano, o interventor e docentes de matemática. Ao fim da análise, obteve-se dentre outros resultados o modelo de operalização da estratégia, possibilitando a sua utilização e ampliação em ações futuras |
Palavras-chave: | Conexões matemáticas Estratégias de ensino Inter-relação Mathematical connections Teaching strategies Iinterrelationship |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_FÁBIO HENRIQUE_ 1 PDF - A_1.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.