Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1743
Título: Uma proposta de atividade gamificada para o ensino de matrizes
Título(s) alternativo(s): A proposal for a gamified activity for teaching matrices
Autor(es): Pereira, Sérgio Rodrigo
Data do documento: 2022
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho mostra como é possível utilizar gamificação para se ensinar matrizes através de uma situação fictícia pelo qual o estudante se sinta imerso na história. Para isso inicialmente apresenta-se brevemente os conceitos de matriz, de operações matriciais, assim como transposição de matrizes, calculo da matriz inversa, e dos determinantes de segunda e terceira ordens. em seguida explica-se o conceito de gamificação sua origem e seus usos na resolução de problemas, para estimular os indivíduos e motivá-los, dentro de cenários lúdicos de modo a desenvolver o foco e a capacidade de reter um grande volume de informações, se utilizando o de elementos existentes dentro dos jogos, não se tratando do jogo em si, mas somente o uso das suas mecânicas, dinâmicas e estéticas e inserindo-os no processo ensino aprendizagem. e por fim apresentando atividade gamificada e seu uso contextualizado passo a passo ao fim de engajar os estudantes do início ao fim se utilizando da ideia por trás da criptografia
Palavras-chave: Gamificação
Matrizes - Jogos
Matemático - Ensino
Gamification
Matrices - Games
Mathematics - Teaching
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-Sérgio Pereira_1 PDF-A.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.