Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1735
Título: A modelagem matemática como ferramenta mediadora do ensino da matemática
Título(s) alternativo(s): Mathematics as a mediating tool in the teaching of mathematics
Autor(es): Alves, Allan Kardec Araújo
Data do documento: 2020-11-20
Editor: UEMA
Resumo: O ensino de Matemática deve possibilitar o uso de problemas práticos nas situações de ensino aprendizagem e a aplicação de problemas relacionados com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade, o que é possível com a aplicação da Modelagem Matemática como ferramenta no ensino da matemática. O trabalho apresenta uma reflexão expressa pelo objetivo geral, analisar a utilização da modelagem matemática como ferramenta no processo ensino aprendizagem de matemática, do qual derivam os objetivos específicos, identificar o entendimento dos respondentes sobre modelagem matemática; investigar as concepções dos professores sobre o uso da modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem; pesquisar como as orientações curriculares oficiais tratam o tema Modelagem Matemática. O problema que norteia a investigação procura elucidar se os professores ao concluir a graduação se sentem preparados para usar a modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem. Nesse sentido buscou apoio nos teóricos entre os quais Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2011), Almeida, Silva e Vertuan (2012) e Azevedo, Caldeira, Malheiros (2019). Foi realizada e analisada uma pesquisa qualiquantitativa com 211 docentes na qual os resultados apontaram que os professores entendem que o uso da Modelagem Matemática como ferramenta promove ganho de autonomia discente, a interdisciplinaridade e a inserção da realidade nas aulas. Contudo, quando questionados acerca das possíveis dificuldades inerentes a aplicação da modelagem, ficou claro, através das respostas, que os professores demonstraram, em algumas situações, que durante a formação inicial eles não vivenciaram atividades envolvendo a aplicação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino aprendizagem de matemática
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Educação Matemática
Ensino-Aprendizagem - Matemática
Mathematical Modeling
Mathematics Education
Teaching-Learning - Mathematics
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALLAN_ALVES_1 PDF-A.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.