Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Allan Kardec Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T18:20:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06T18:20:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51:37 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1735 | - |
dc.description | 63 f. Dissertação (Mestrado em Profissional Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Matemática deve possibilitar o uso de problemas práticos nas situações de ensino aprendizagem e a aplicação de problemas relacionados com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade, o que é possível com a aplicação da Modelagem Matemática como ferramenta no ensino da matemática. O trabalho apresenta uma reflexão expressa pelo objetivo geral, analisar a utilização da modelagem matemática como ferramenta no processo ensino aprendizagem de matemática, do qual derivam os objetivos específicos, identificar o entendimento dos respondentes sobre modelagem matemática; investigar as concepções dos professores sobre o uso da modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem; pesquisar como as orientações curriculares oficiais tratam o tema Modelagem Matemática. O problema que norteia a investigação procura elucidar se os professores ao concluir a graduação se sentem preparados para usar a modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem. Nesse sentido buscou apoio nos teóricos entre os quais Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2011), Almeida, Silva e Vertuan (2012) e Azevedo, Caldeira, Malheiros (2019). Foi realizada e analisada uma pesquisa qualiquantitativa com 211 docentes na qual os resultados apontaram que os professores entendem que o uso da Modelagem Matemática como ferramenta promove ganho de autonomia discente, a interdisciplinaridade e a inserção da realidade nas aulas. Contudo, quando questionados acerca das possíveis dificuldades inerentes a aplicação da modelagem, ficou claro, através das respostas, que os professores demonstraram, em algumas situações, que durante a formação inicial eles não vivenciaram atividades envolvendo a aplicação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Modeling | - |
dc.subject | Mathematics Education | - |
dc.subject | Teaching-Learning - Mathematics | - |
dc.title | A modelagem matemática como ferramenta mediadora do ensino da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics as a mediating tool in the teaching of mathematics | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ALLAN_ALVES_1 PDF-A.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.