Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Allan Kardec Araújo-
dc.date.accessioned2023-03-06T18:20:14Z-
dc.date.available2023-03-06T18:20:14Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.otherCDU: D 51:37-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1735-
dc.description63 f. Dissertação (Mestrado em Profissional Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silvapt_BR
dc.description.abstractO ensino de Matemática deve possibilitar o uso de problemas práticos nas situações de ensino aprendizagem e a aplicação de problemas relacionados com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade, o que é possível com a aplicação da Modelagem Matemática como ferramenta no ensino da matemática. O trabalho apresenta uma reflexão expressa pelo objetivo geral, analisar a utilização da modelagem matemática como ferramenta no processo ensino aprendizagem de matemática, do qual derivam os objetivos específicos, identificar o entendimento dos respondentes sobre modelagem matemática; investigar as concepções dos professores sobre o uso da modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem; pesquisar como as orientações curriculares oficiais tratam o tema Modelagem Matemática. O problema que norteia a investigação procura elucidar se os professores ao concluir a graduação se sentem preparados para usar a modelagem matemática como ferramenta de ensino aprendizagem. Nesse sentido buscou apoio nos teóricos entre os quais Bassanezi (2011), Biembengut e Hein (2011), Almeida, Silva e Vertuan (2012) e Azevedo, Caldeira, Malheiros (2019). Foi realizada e analisada uma pesquisa qualiquantitativa com 211 docentes na qual os resultados apontaram que os professores entendem que o uso da Modelagem Matemática como ferramenta promove ganho de autonomia discente, a interdisciplinaridade e a inserção da realidade nas aulas. Contudo, quando questionados acerca das possíveis dificuldades inerentes a aplicação da modelagem, ficou claro, através das respostas, que os professores demonstraram, em algumas situações, que durante a formação inicial eles não vivenciaram atividades envolvendo a aplicação da Modelagem Matemática como estratégia de ensino aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagem - Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Modeling-
dc.subjectMathematics Education-
dc.subjectTeaching-Learning - Mathematics-
dc.titleA modelagem matemática como ferramenta mediadora do ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMathematics as a mediating tool in the teaching of mathematics-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALLAN_ALVES_1 PDF-A.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.