Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMattos, Rafael Mendonça-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:04:13Z-
dc.date.available2022-07-05T19:04:13Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.otherCDU: D 378-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1358-
dc.description150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2021. Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte. Coorientadora: Profa. Dra. Kallyne Kafuri Alves. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo com área de concentração em gestão e formação de professores na Educação Básica, está vinculado à linha de pesquisa em gestão educacional e escolar do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e se constitui a partir do interesse em saber o que estão fazendo profissionalmente os egressos do curso de Pedagogia da UEMA, campus São Luís. Para isso buscou conhecer os mais variados campos de atuação profissional do pedagogo na sociedade contemporânea, especialmente, dos egressos do curso de Pedagogia da UEMA, campus São Luís, já que a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, (BRASIL, 2015) requer o acompanhamento de egressos dos cursos de formação inicial em seus ambientes profissionais. De forma a encontrar mecanismos de melhoria na qualidade da formação de acordo com as demandasdo campo de atuação destes egressos. Na tentativa de responder à questão problema que norteia este estudo, a pesquisa tem como principal objetivo identificar o perfil profissionaldos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, campus SãoLuís, do período de 2015 a 2019, com a finalidade de contribuir na organização curricular,no processo de gestão acadêmica e na inserção profissional. Para isso, conta com dados que indicam quem são, onde e como estão inseridos profissionalmente os egressos do curso de Pedagogia da UEMA. Para isso, conta com um levantamento teórico e históricosobre o curso de Pedagogia na relação com o campo de pesquisa e objeto de estudo. Como referencial teórico se ampara em Luzuriaga (1984), Gauthier (1998), Cambi (1999), Nóvoa (1999), Libâneo (2006), Pimenta (2006), Silvestre; Pinto (2007) Franco (2008), Saviani (2012), dentre outros. Utiliza metodologia de abordagem qualitativa, exploratória e de campo. Os dados produzidos indicam a importância de saber aonde estão atuando os profissionais egressos do curso de Pedagogia da UEMA, fortalecendo o debate sobre a formação do pedagogo e seus multivariados campos de atuação profissional. Informam ainda a relevância de um produto que possibilite acompanhar os egressos dos cursos, por meio de um aplicativo, atendendo às orientações da legislação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectPerfil do Pedagogopt_BR
dc.subjectDispositivos para acompanhamento de egressospt_BR
dc.titlePerfil profissional dos egressos do curso de pedagogia da UEMA: quem somos, onde estamos?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO - RAFAEL MATTOS.pdf16.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.