Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1304
Título: | Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino e aprendizagem matemática no ensino fundamental anos finais |
Título(s) alternativo(s): | Inverted classroom: a proposal for teaching and learning mathematics in elementary school final years |
Autor(es): | Brito, Alysson Rangel Sousa |
Data do documento: | 2020-05-29 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente trabalho faz uma breve análise sobre as mudanças advindas das evoluções tecnológicas e como elas influenciam diretamente o ambiente escolar. Este trabalho pretende, também, caracterizar a Sala de Aula Invertida como uma modalidade de ensino híbrido em que o aluno aprende em ambientes diferentes, presencial e virtual, e como esta metodologia, agregada a elementos tecnológicos, pode ser um agente facilitador no ensino de matemática otimizando o tempo em sala de aula e permitindo que aluno seja capaz de vivenciar experiências de aprendizagem diferentes dos oferecidos tradicionalmente. Para tanto, busca-se atingir os objetivos da identificação dos elementos que distinguem o processo de ensino e aprendizagem tradicional do ensino híbrido, mostrando suas aplicações. Além disso, foi possível estudar as características da metodologia da sala de aula invertida e como as práticas baseadas nessa metodologia podem evoluir o engajamento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e otimizar o processo de ensino e aprendizagem. É mister ainda dizer que para embasar o presente estudo, tomou-se como pedra fundamental as teorias desenvolvidas por Bacich (2015), Horn e Staker (2015) e Moran (2018), que fizeram este estudo alcançar os resultados que foram propostos, o que evidenciou a compatibilidade da metodologia da sala de aula invertida ao ensino da matemática no 9º ano do ensino fundamental |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Matemática Ensino híbrido Sala de aula invertida Teaching and learning Mathematics Hybrid teaching Flipped classroom |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ALYSSON BRITO_1 PDF-A.pdf | 966.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.