Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1299
Título: Paradidáticos de matemática: um recurso no processo de ensino e aprendizagem aliando cálculos e literatura
Título(s) alternativo(s): Mathematics paradidactics: a resource in the teaching and learning process combining calculations and literature
Autor(es): Silva, Francy Carla Melo da
Data do documento: 2021-05-31
Editor: UEMA
Resumo: O ensino significativo de Matemática é um desafio, em meio aos obstáculos que surgem durante o fazer pedagógico na sala de aula, e as dificuldades encontradas podem ser superadas, com o auxílio dos paradidáticos de matemática para despertar, desde cedo, nos discentes, a ideia de que a Matemática pode ser lúdica, compreensível e prazerosa. Na perspectiva de analisar o uso dos paradidáticos no ensino fundamental, anos finais, propôs-se a questão de pesquisa: os livros paradidáticos constituem-se em um recurso didáticopedagógico que podem auxiliar no ensino e na aprendizagem agregando ao conhecimento matemático a imaginação literária? Para nortear o estudo, elaborou-se o objetivo geral, analisar a influência do paradidático de Matemática na compreensão de conceitos matemáticos e suas contextualizações, tendo como objetivos específicos, trabalhar conceitos matemáticos de forma mais lúdica e prazerosa; mostrar a importância do hábito da leitura promovendo, assim, um maior entendimento de textos matemáticos; pesquisar a incorporação dos paradidáticos de matemática como complemento do livro didático nas aulas e investigar como a criação de estórias envolvendo a Matemática e as vivências dos alunos contribuem para o domínio de conceitos matemáticos. A pesquisa partiu de um estudo bibliográfico com a aplicação de atividades com o uso do paradidático de matemática: Polígonos, centopeias e outros bichos, em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de oitavo ano, de uma escola municipal de São José de Ribamar no Estado do Maranhão. A pesquisa permitiu verificar a relevância que tem a leitura e a escrita em Matemática e que, a relação entre esta e a língua materna precisa ser mais evidenciada nas aulas
Palavras-chave: Matemática - Paradidáticos
Ensino aprendizagem
Recurso didático
Matemática
Mathematics - Paradidactics
Teaching learning
Didactic resource
Mathematics
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FRANCY CARLA_1 PDF-A.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.