Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francy Carla Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T19:06:24Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T19:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51:37(072) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1299 | - |
dc.description | 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021. Orientador: Prof. Dr. João Coelho da Silva Filho | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino significativo de Matemática é um desafio, em meio aos obstáculos que surgem durante o fazer pedagógico na sala de aula, e as dificuldades encontradas podem ser superadas, com o auxílio dos paradidáticos de matemática para despertar, desde cedo, nos discentes, a ideia de que a Matemática pode ser lúdica, compreensível e prazerosa. Na perspectiva de analisar o uso dos paradidáticos no ensino fundamental, anos finais, propôs-se a questão de pesquisa: os livros paradidáticos constituem-se em um recurso didáticopedagógico que podem auxiliar no ensino e na aprendizagem agregando ao conhecimento matemático a imaginação literária? Para nortear o estudo, elaborou-se o objetivo geral, analisar a influência do paradidático de Matemática na compreensão de conceitos matemáticos e suas contextualizações, tendo como objetivos específicos, trabalhar conceitos matemáticos de forma mais lúdica e prazerosa; mostrar a importância do hábito da leitura promovendo, assim, um maior entendimento de textos matemáticos; pesquisar a incorporação dos paradidáticos de matemática como complemento do livro didático nas aulas e investigar como a criação de estórias envolvendo a Matemática e as vivências dos alunos contribuem para o domínio de conceitos matemáticos. A pesquisa partiu de um estudo bibliográfico com a aplicação de atividades com o uso do paradidático de matemática: Polígonos, centopeias e outros bichos, em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de oitavo ano, de uma escola municipal de São José de Ribamar no Estado do Maranhão. A pesquisa permitiu verificar a relevância que tem a leitura e a escrita em Matemática e que, a relação entre esta e a língua materna precisa ser mais evidenciada nas aulas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Paradidáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Matemática | - |
dc.subject | Mathematics - Paradidactics | - |
dc.subject | Teaching learning | - |
dc.subject | Didactic resource | - |
dc.subject | Mathematics | - |
dc.title | Paradidáticos de matemática: um recurso no processo de ensino e aprendizagem aliando cálculos e literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics paradidactics: a resource in the teaching and learning process combining calculations and literature | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FRANCY CARLA_1 PDF-A.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.