Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Caíque Tomaz Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T21:20:15Z | - |
dc.date.available | 2020-02-10T21:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1149 | - |
dc.description | 67 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Adilto Pereira Andrade Cunha. | pt_BR |
dc.description.abstract | As ferrovias existem no mundo há mais de um século e, desde então, vem se desenvolvendo com o passar do tempo. Começou com veículos de tração animal até a chegada de locomotivas autônomas, controladas apenas por robôs. Para se ter uma ferrovia com alto índice de confiabilidade, deve-se ter um estudo minucioso acerca de Ciência dos Materiais, visto que são transportadas muitas toneladas de carga, o que gerando grandes esforços, ou seja, nem todo tipo de material garante a eficiência operacional. O ramo ferroviário vem crescendo gradativamente com o passar do tempo. Aliado às diversas concessões do governo e aos investimentos bilionários de empresários, também se tem o avanço tecnológico que muda em um “piscar de olhos”. Estamos vivendo cada vez mais a era digital, passamos por várias revoluções industriais. A primeira, por exemplo, tem uma relação intrínseca com a ferrovia devido a criação do motor a vapor, o qual trouxe prosperidade para a população. Até, por fim, a chegada da Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Industria 4.0. Atualmente as empresas tem o desejo de produzir cada vez mais, despendiando menos recursos. O presente trabalho tem como objetivo alinhar esses três pilares: ferrovia, Ciência dos Materiais e Industria 4.0, a fim de reduzir o sucateamento de um componente fundido ferroviário, por meio de um estudo minucioso de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia | pt_BR |
dc.subject | Ciência dos Materiais | pt_BR |
dc.subject | Industria 4.0 | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre parâmetros de fabricação de mandíbulas por meio da redução de sucateamento | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 625.1 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAÍQUE TOMAZ MACIEL COSTA.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.