Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/94
Título: Saberes docentes e novas tecnologias educacionais: usos e possibilidades no ensino de História
Autor(es): Sousa, Maria Aparecida Ferreira de
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as ideias e concepções de professores de História do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Luís, Maranhão, sobre o uso das novas tecnologias no ensino História, buscando analisar as práticas exercidas por esses agentes, a partir de suas representações sobre as tecnologias educacionais considerando as potencialidades destas para o ensino de História e a aprendizagem significativa dos alunos com base nas mudanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Trata-se de uma investigação qualitativa que utilizou a técnica de entrevista como instrumento de coleta das informações com 20 professores de História em oito escolas de São Luís. As ideias sobre as novas tecnologias no ensino de Histórias passaram pelo processo de categorização e análise dos conteúdos e foram s utilizadas para a construção de uma proposta pedagógica. As concepções docentes demonstram a necessidade de se discutir sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de História. A proposta pedagógica apresentada dará subsídios para se repensar o ensino de História assim como melhorias nas metodologias e didáticas do ensino da disciplina História no ensino médio
Palavras-chave: Ensino de História
Tecnologias Educacionais
Concepções Docentes
Propostas Pedagógicas
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida Ferreira de Sousa.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.