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Título: Educação e salvação: a concepção do modelo de cristão perfeito segundo Ramon Llull (século XIII)
Autor(es): Gomes, Flávia Santos
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar principalmente as obras Félix, O Livro das Maravilhas (1288-1289) e O Livro dos Mil Provérbios (1302) do filósofo catalão Ramon Llull (1232-1316). Por meio destas obras buscamos compreender a concepção do autor de modelo humano pretendido no período, o cristão. O modelo ideal por excelência descrito na obra é o do clérigo, em especial do eremita, que, dedicado à vida de contemplação, estaria mais próximo do conhecimento de Deus e por consequência mais fortemente poderia amá-Lo e segui-Lo. A conduta dos estratos mais altos da sociedade, a exemplo dos clérigos e nobres, inclusive o rei, deveria servir de exemplo de conduta e, assim, orientar os demais membros da sociedade medieval. Para tanto, utilizamos os conceitos de memória e identidade, essenciais na pesquisa, uma vez que a concepção educacional do autor se baseava na capacidade dos homens em reter os conhecimentos, por meio da memorização, e assim forjar a identidade pretendida no período, a do cristão. Compreendemos, portanto, a obra de Llull como elaboradora de um projeto pedagógico no qual a finalidade era dar aos homens o conhecimento necessário para o bom ordenamento da sociedade medieval do século XIII e especialmente a condução de suas almas à salvação no pós-morte. Para tanto fazia-se necessária a prática das virtudes, o afastamento dos vícios e o exercício dos dogmas cristãos instituídos pela Igreja
Palavras-chave: Ensino
Ramon Llull
Cristão ideal
Memória
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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