Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/90
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Flávia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-01T12:45:15Z | - |
dc.date.available | 2017-12-01T12:45:15Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/90 | - |
dc.description | 117 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, 2017Orientador: Prof. Dra. Adriana Maria de Souza Zierer | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar principalmente as obras Félix, O Livro das Maravilhas (1288-1289) e O Livro dos Mil Provérbios (1302) do filósofo catalão Ramon Llull (1232-1316). Por meio destas obras buscamos compreender a concepção do autor de modelo humano pretendido no período, o cristão. O modelo ideal por excelência descrito na obra é o do clérigo, em especial do eremita, que, dedicado à vida de contemplação, estaria mais próximo do conhecimento de Deus e por consequência mais fortemente poderia amá-Lo e segui-Lo. A conduta dos estratos mais altos da sociedade, a exemplo dos clérigos e nobres, inclusive o rei, deveria servir de exemplo de conduta e, assim, orientar os demais membros da sociedade medieval. Para tanto, utilizamos os conceitos de memória e identidade, essenciais na pesquisa, uma vez que a concepção educacional do autor se baseava na capacidade dos homens em reter os conhecimentos, por meio da memorização, e assim forjar a identidade pretendida no período, a do cristão. Compreendemos, portanto, a obra de Llull como elaboradora de um projeto pedagógico no qual a finalidade era dar aos homens o conhecimento necessário para o bom ordenamento da sociedade medieval do século XIII e especialmente a condução de suas almas à salvação no pós-morte. Para tanto fazia-se necessária a prática das virtudes, o afastamento dos vícios e o exercício dos dogmas cristãos instituídos pela Igreja | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ramon Llull | pt_BR |
dc.subject | Cristão ideal | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Educação e salvação: a concepção do modelo de cristão perfeito segundo Ramon Llull (século XIII) | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 2-754 | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flávia Santos Gomes.pdf | 776.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.