Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/774
Título: Nos circuitos da história: mulheres e identidades na educação em cabo verde e a produção da cartilha: a participação das mulheres na construção da história de Cabo Verde
Autor(es): Carvalho, Gleiciane Brandão
Palavras-chave: Ensino de história
Mulheres
Cabo Verde
Independência
Data do documento: 10-Abr-2018
Editor: UEMA
Resumo: Esse trabalho tem como foco perceber o lugar das mulheres na História de Cabo Verde e a forma como elas têm sido representadas na História ensinada no país. Cabo Verde constitui um dos países africanos com maior abertura para se trabalhar as questões de gênero, no entanto, quando se trata de levar tal conteúdo para os bancos escolares, ainda há muito a ser feito. Foi possível perceber, por meio de textos acadêmicos e pesquisa de campo, a efetiva participação das mulheres nas lutas pela independência do país, realidade que infelizmente ainda não é trabalhada na Educação Básica. Nesse sentido, através da análise dos manuais didáticos e programas das disciplinas, busca-se perceber os conteúdos trabalhados no ensino básico, no sentido de identificar qual o lugar ocupado pelas mulheres no processo de (re) escrita da história do país. Como forma de suprir algumas das lacunas identificadas, o presente trabalho apresentada uma cartilha temática, que visa resgatar a trajetória de algumas mulheres que detiveram uma importante atuação no processo de independência do país.
Descrição: 98 f.Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018.Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Raquel Reis Silva.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/774
Aparece nas coleções:MESTRADO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gleiciane-dissertação.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.